SETEMBRO AMARELO: HMI ENCERRA CAMPANHA COM PALESTRA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
As ações de prevenção do suicídio foram intensas durante todo o mês de setembro e o Hospital Materno Infantil, aderiu a campanha, devido a importância do tema. Na tarde desta quinta-feira (27), servidores, estagiários e acompanhantes de pacientes tiveram palestras sobre o tema, no auditório da casa de saúde.
Miracilda Modesto, psicóloga do HMI, disse que o objetivo é fortalecer a prevenção do suicídio quebrando muitos mitos existentes em torno do tema, dentre os mais comuns, “quem vai se suicidar, não avisa”, o que não é verdade.
“No suicídio, se você for investigar, tiveram outras tentativas. Houve manifestação, a vítima verbalizou, teve uma ideia suicida e é preciso que os familiares e os colegas de trabalho estejam atentos para as alterações mentais”, alerta a psicóloga.
As orientações se deram em torno dos cuidados que se deve ter para identificar pessoas com ideias suicidas e quais as atitudes mais adequadas diante de uma pessoa com pensamento suicida. Segundo Mira, a melhor ajuda além da atenção e escuta é encaminhar para os profissionais que possam ajudar com a saúde mental e acabar com o sofrimento.
As palestrantes foram Emília Gerhard, psiquiatra e Sandra Santos, que é enfermeira responsável pela ala psiquiátrica do Hospital Municipal de Marabá (HMM).