Sevop: Em 2023, Marabá vai ganhar novo pronto socorro e ampliação dos leitos no Hospital Municipal
A cada ano, a cidade se renova com as mudanças estruturais e em 2022 não foi diferente. Obras de relevância foram entregues à população em todos os setores, seja na área da educação, cultura, esporte e lazer, saúde, pavimentação e de infraestrutura que estão melhorando a vida das pessoas em todos os bairros.
Em um balanço das obras realizadas durante o ano, o engenheiro Fábio Moreira, Secretário Municipal de Viação e Obras Públicas, destaca o avanço em todos os setores, em especial na educação que apresenta bons resultados no rendimento dos alunos.
“Voltamos à normalidade este ano e conseguimos realizar bastante obras em todos os âmbitos, na educação tivemos a inauguração do NEI Deodoro de Mendonça, a entrega da Escola José Mendonça Vergolino totalmente revitalizada juntamente com o Ginásio Osorinho e iniciamos quatro grandes obras como a escola Rayara, o NEI Eunice, uma escola no residencial Tiradentes e também no Cidade Jardim e avançamos na revitalização de dezenas de escolas”, destacou o Secretário.
Na saúde pública, Unidades Básicas de Saúde revitalizadas foram entregues, como o Maria Bico Doce com revitalização e ampliação, e outros prédios estão em reforma, como Pedro Cavalcante e o da Vila União. Há também a construção do novo Crismu – Centro de Referência Integrada à Saúde da Mulher. Além disso, outra novidade para 2023 será a construção de um novo pronto socorro e ampliação dos leitos no Hospital Municipal de Marabá, que atualmente atende mais de 20 municípios vizinhos.
Vale ressaltar que foram entregues 10 leitos de UTI no HMM e 04 leitos de UTI e dois leitos canguru no HMI. “Na saúde, concluímos o posto da Vila de Três Poderes, reforma na Emerson Caselli e queremos deixar todos os postos de saúde reformados até o final da gestão”, informou.
Outra área que mereceu especial atenção da gestão foi a do esporte e lazer com dezenas de obras realizadas. O trabalho de reforma em ginásios, estádios e quadras esportivas e continua em andamento o.
“Na área do esporte, estamos concluindo o ginásio da Folha 16 e reformamos dezenas de quadras. O antigo ginásio da Obra Kolping foi adquirido pela prefeitura e estamos finalizando a obra. Reformamos o estádio de Morada Nova com a pavimentação do acesso à ele”, informou o secretário.
Foram várias obras de grande relevância que mudaram a vida das pessoas para melhor. No campo do lazer e turismo, a prefeitura de Marabá inaugurou a Orla Encontro dos Rios, no bairro Francisco Coelho, e a Orla do bairro Amapá e em breve a inauguração do Parque Ambiental Vavazão que está em construção.
A Secretaria de Obras deu continuidade ao maior Programa de Pavimentação da história de Marabá, ampliando o trabalho de drenagem e pavimentação em todos os bairros. “E na pavimentação foram feitos vários quilômetros em todos os bairros, assim como a drenagem em bairros onde havia alagamentos como o Liberdade, Independência e Laranjeiras, e em 2023 promete muito mais. O prefeito está correndo atrás de recursos e teremos ainda muita pavimentação e estamos em pleno desenvolvimento do projeto do novo pronto socorro e ampliação do número de leitos e várias escolas que estão em licitação e outras obras em andamento”, conclui o secretário.
Gestão que cuida da gente
Vale ressaltar que, na gestão municipal vigente, que também executa o maior Programa de Micro e Macrodrenagem da história da cidade, já foram construídas 50 pontes em concretos e passagens molhadas na zona rural; 4.800 km de vicinais recuperadas; foram construídas ou revitalizadas 50 creches e escolas já entregues e outras 38 estão em construção na cidade e no campo.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Arquivo Secom