Sevop: Ampliação da UBS Pedro Cavalcante tem nova etapa concluída
Prédio provisório da UBS está localizado na rua Rio Vermelho, bairro Novo Horizonte.
As obras de revitalização e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro Cavalcante, no bairro Amapá, estão dentro do prazo previsto. A previsão de termino é em janeiro de 2022. Na parte da reforma, a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), por meio da empresa licitada Construtora Quebec terminou a cobertura do prédio, que conta com madeiramento e telhas novas e o contra piso. Atualmente o serviço está concentrado na parte elétrica, como informa o engenheiro Eduardo Bogaz.
A obra de revitalização contempla a troca do telhado, piso de cerâmica para granilite, revestimento de paredes, partes hidráulicas e elétricas, troca de louças dos lavatórios, entre outras adequações.
Quanto à ampliação da UBS, os operários concluíram na semana passada a fundação com tubulões (fundação profunda) que servirá para sustentação de dois pavimentos. Essa parte da obra contemplará mais 7 novos consultórios, incluindo dois consultórios odontológicos e um segundo pavimento que será destinado à área administrativa.
Os serviços na unidade representam investimentos de R$ 944.057,11, na melhoria das condições de atendimento à população e de trabalho para os profissionais do segmento. O montante é advindo de recursos próprios do município. O prazo estimado para entrega da obra é de 12 meses.
UBS funciona em endereço provisório durante as obras
Nesta segunda-feira (10), Jurandir Pereira Brito, 55 anos, morador da Zona Rural buscava atendimento no prédio provisório da UBS Pedro Cavalcante, localizado na rua Rio Vermelho, bairro Novo Horizonte. Ele disse que ficou contente ao saber das melhorias no prédio do postinho.
“O posto de saúde em uma situação precária é ruim para nós pacientes, correndo risco até de pegar uma infecção, uma doença. A reforma é de suma importância para nós” observa o marabaense.
Maria de Fátima Lima, 64 anos, enfatiza que a UBS é uma referência para ela, por isso, fica feliz em saber do andamento das obras. Ela é moradora do bairro Amapá e em duas gravidez, sendo uma dela de gêmeos, teve todo o pré-natal acompanhado pela UBS.
“Fiquei contente. O atendimento é muito bom. Mas ele estava se deteriorando. Agora tomara que fique bom e que volte o laboratório”, fala com expectativas a aposentada
A enfermeira Ocilda Barros, gerente da unidade, explica que a expectativa da equipe é ver a obra realizada.
“Estamos a todo tempo atentos ao andamento no projeto, fazendo visitas à obra e pensando nas adequações após a estrutura pronta para nossa realidade. Vamos aguardar essa melhoria para prestar assistência ao pessoalmente Amapá, KM 8 e todas as redondezas. A ampliação chegou em boa hora, porque é uma unidade bem centralizada, até mesmo por ser visível a todos e por isso tem de estar bem estruturada com assistência melhorada”, conta Ocilda Barros.
A UBS Pedro Cavalcante, quando em pleno funcionamento, trabalha com uma equipe de mais de 50 profissionais, entre médicos clínicos gerais, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, serviços gerais, administrativos e auxiliares de regulação.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento