Sevop: Avenida Transmangueira recebe Operação Tapa-buraco

A semana foi de intenso trabalho para as equipes da Operação Tapa-buraco da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop). Na última terça-feira Eles se concentraram entre as Folhas 23 e 14 do Núcleo da Nova Marabá. O dia começou na recuperação da camada de asfalto às proximidades do quartel da 23ª Brigada de Infantaria de Selva na Folha 23.

No período da tarde as equipes se deslocam para a Avenida Transmangueira, via de acesso entre a Marabá Pioneira e Nova Marabá. O objetivo é recuperar trechos da Avenida que estão deteriorados em razão do alto fluxo no local, principalmente neste período de veraneio, onde muitas pessoas utilizam a via para acesso às náuticas e pontos de embarques para a travessia do Rio Tocantins.

Apesar dos serviços, o trânsito não foi interrompido no local. Uma equipe se encarrega de fazer a limpeza da área que vai receber a nova camada de asfalto. Uma máquina retira o que sobrou do trecho danificado enquanto outra equipe prepara o material que vai ser utilizado na restauração do asfalto com uso de concreto betuminoso (CBUQ). O material utilizado na restauração da via apresenta melhor aderência à pista.

De acordo com Manoel da Penha, responsável pela equipe da Sevop, muitos trechos na Transmangueira estavam apresentando bastante desgaste em razão, segundo ele, do uso constante que resultava em problemas para os motoristas, motociclistas e até pedestres. Os trechos danificados foram refeitos retirando o material desgastado com o tempo.

Cinco máquinas pesadas, entre caçambas, pá carregadeira e caminhão com rolo compressor estão sendo utilizados nos dois serviços em questão. De acordo com Manoel da Penha, as equipes ainda esta semana vão continuar os serviços em outras vias da Nova Marabá.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio

ACESSIBILIDADE
X