Sevop: Comunidade do Bairro da Paz ganhará novo prédio para NEI Eunice Vieira Lemos
O Núcleo de Educação Infantil Professora Eunice Vieira Lemos, localizado no Bairro da Paz, vai receber prédio próprio e já teve início o serviço de terraplenagem no terreno. O novo NEI será construído na Avenida Cruzeiro do Sul. A área foi desapropriada pela prefeitura este ano e vai abrigar também a Escola Municipal Rayara Carvalho, que atende alunos do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano.
Fábio Moreira, secretário de Viação e Obras Públicas (Sevop), explica que a construção das escolas Eunice Lemos e Rayara Carvalho é uma iniciativa da Prefeitura de Marabá e teve grande empenho da administração municipal. Além do Bairro da Paz, as escolas atendem alunos do Bairro Novo Planalto, Bom Planalto e Liberdade.
“O primeiro desafio foi encontrar um terreno porque não tinha áreas públicas. Então desapropriamos um grande terreno e nele vai ser construído tanto a creche como o colégio. O terreno vai ser dividido ao meio. A segunda etapa foi entrar com a equipe da Sevop e máquinas, pois a área era mais baixa do que o nível da rua. Fizemos um enorme aterro para poder dar ordem de serviço às duas empresas que ganharam as licitações para a construção das escolas”, esclarece o secretário.
De acordo com o projeto da Sevop, o NEI Eunice Lemos, contará com bloco administrativo, banheiros adequados à idade infantil, dez salas, além de todos os espaços necessários para a Educação Infantil como sala de leitura e playground. “Porque aqui se trata de crianças menores”, enfatiza Fábio.
As obras estão previstas para serem executadas em um ano e meio, disse o secretário, “mas depende muito do andamento de cada empresa. Esperamos que ainda nessa gestão, a gente consiga entregar os dois colégios”, pontua o secretário.
Os recursos são totalmente municipais e estão com a ordem de serviço. Vale ressaltar que o NEI Eunice atualmente funciona em um prédio alugado, localizado na Avenida Cuiabá, atendendo uma média de 270 crianças. A gestora Eliecy Gomes, demonstra grandes expectativas diante da conquista da escola em ter o próprio espaço.
“Antes da pandemia atendíamos cerca de 300 crianças e queremos recuperar esse número até o ano que vem. Com o prédio novo vamos atender até mais crianças, pois a demanda dessa região é muito grande. Sei que será um espaço adequado para desenvolvermos nosso fazer pedagógico, com mais afinco, dando o melhor para as crianças que tanto precisam de espaço. Estamos muito felizes”, destaca a gestora.
Quanto à EMEF Rayara Carvalho, o novo prédio terá capacidade para atender mais de 800 alunos, será construído com 12 salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, bloco administrativo/pedagógico, bloco de serviços, refeitório/recreio coberto, banheiros femininos e masculino, inclusive adaptados para pessoas com deficiência, piso tátil e quadra coberta, a área total do terreno é de 4.379,71 m² e a área construída será de 2.617,9 m².
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Secom