SEVOP: CARPINTARIA RECUPERA CENTENAS DE CARTEIRAS ESCOLARES SEMANALMENTE
Funcionando desde 20 de agosto do ano passado, a carpintaria até agora já reformou 1.562 peças, entre carteiras e kits com cadeiras e mesas escolares.
Em pleno funcionamento, o setor de carpintaria da Sevop (Secretaria de Viação e Obras Públicas), chega a recuperar semanalmente 150 carteiras escolares danificadas. A medida traz economia aos cofres da prefeitura, por se tratar de um bem público e ainda preserva o meio ambiente, uma vez que, evita que centenas de carteiras sejam descartadas, em troca de novas.
Francisco Carlos Pereira, coordenador da carpintaria da Sevop, afirma que as carteiras e kits escolares (mesas e cadeiras), ao chegarem ao setor de reaproveitamento da Secretaria, são submetidas a uma triagem, elencando as que necessitam fazer soldagem. Logo depois é feita a montagem reciclando peças. “Reaproveitamos tudo. Aquilo que dá para fazer na medida do possível vamos restaurando e colhendo os resultados”, salienta Francisco Carlos.
A restauração das carteiras evita o gasto contínuo da máquina pública, resultante do depredamento do patrimônio do povo nas escolas. “Quando estamos trabalhando especificamente nesse setor, dá para reformar em média 150 carteiras por semana. O trabalho traz economia para os cofres do município e o meio ambiente agradece, pois esse material todo deixa de ir para o lixo”, reforça o coordenador da carpintaria, que é responsável por outros serviços na demanda da Secretaria de Viação e Obras Públicas.