Sevop: Cineteatro Eduardo Abdelnor começa a receber forro acústico para futuras apresentações
Localizado na Folha 16, ao lado do Ginásio Poliesportivo, as obras do novo Cineteatro de Marabá seguem avançando diariamente. Com mais de 5 mil m², o novo espaço promete ser o grande ponto de difusão cultural da cidade. O avanço dos serviços tem animado os produtores de cultura da cidade.
As obras do Cineteatro Eduardo Abdenor estão mais de 75% concluídas, em um espaço amplo, contemplado por dois prédios.
No primeiro prédio será o Cineteatro com palco de 240 m², plateia para 401 espectadores, camarins, banheiros coletivos e individuais, banheiros adaptados para deficientes físicos (feminino e masculino), lanchonete, sala de repouso, bilheteria, administração e camarins adaptados. Este será o local onde acontecerão as apresentações dos artistas ao público.
O segundo bloco será o Prédio Cultural, mais voltado para a área de formação dos artistas, haverá a realização de cursos e oficinas. No local acontecerá a parte de formação, reciclagem e aperfeiçoamento de músicos, dançarinos, atores e atrizes. O espaço contará com salas de balé, música, teatro, áudio e vídeo, entre outros. São 17 setores, que incluem as salas para as oficinas e as áreas de Convivência.
No Prédio Cultural são colocadas as esquadrias das portas acústicas nos ambientes das salas de músicas. Nos demais ambientes onde não há necessidade de isolamento acústico, a obra inclui a execução dos batentes para receberem as portas em painéis de madeira com laminado melamínico.
Nas salas de músicas já foram executados os forros acústicos modular da linha Armstrong. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Daniel Marçal, esse forro de base mineral e lã de vidro prensado caracteriza-se por proporcionar uma boa acústica, reduzindo os ruídos nos ambientes.
Nas paredes de vedação e da laje de forro dos ambientes são aplicados o fundo preparador (selador) e posteriormente será feita a aplicação da massa para receber a pintura.
Ele informa que em breve serão ligadas as máquinas para a climatização de todos os ambientes com sistema de refrigeração de dutos. Serão contempladas com um sistema moderno e eficiente de climatização.
Na parte interna, os pisos de lambris de madeira assentados nas salas da Oficina do Teatro e Sala de Dança estão sendo lixados. Os pisos de circulação e dos outros ambientes internos também já estão prontos para serem colocados. Na parte externa é feito o baldrame para ampliar as calçadas de contorno do Prédio Cultural tornando-o mais acessível.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Osvaldo Henriques e Arquivo Secom