Sevop: Construção da ponte da Folha 20 já está em andamento

As comunidades das Folhas 20 e 28 irão ganhar em breve uma nova ponte que liga os dois bairros. A antiga ponte foi demolida no início do mês e a nova ponte de concreto, que está sendo construída no lugar, mede 9,20 metros de largura e 9 metros de comprimento. Atualmente, a obra está na fase de colocação das fundações, o apoio da ponte sobre o solo.

O engenheiro responsável pela obra, Tiago Lobo, explica que em seguida será feito o “arrasamento (corte) das estacas e escavações para ser feito as cortinas e alas (apoios) da ponte”. O objetivo da obra é melhorar o acesso ao local e trazer mais segurança para os condutores e pedestres que transitam pelas folhas.

A pista para passagem dos veículos terá 7,5 metros, enquanto a passarela para o pedestre terá 1,2 metros. Haverá dois guarda-rodas, em concreto armado de 25 centímetros cada, que separará as áreas de veículos e de transito de pedestres.

Além desta, outras pontes estão sendo construída na Nova Marabá. “Assim que concluirmos as fundações nessa ponte, o equipamento que executa estaca raiz será mobilizado para a ponte das Folhas 27 e 21. Ambas as pontes estão executadas de maneira simultânea”, explica Tiago Lobo.

É importante ressaltar que o trecho onde a ponte está sendo construída foi isolado pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMTU). O acesso está interditado à altura da igreja Maranata, na Folha 28, e na esquina da Igreja Assembleia de Deus, logo o trânsito da Folha 28 foi desviado através da VE-2 e da Folha 20 pela VP-7.

Uma terceira ponte está sendo feita ligando as Folhas 13 e 14, no entanto, a obra se encontra parada no momento, devido às fortes chuvas. “Temos que realizar essa ponte, mas a quantidade de água por lá está atrapalhando a execução”, completa.

O prazo previsto para a conclusão das obras é para setembro deste ano, podendo ser concluída antes.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação

 

Acessibilidade