Sevop: Construção do Nei Eunice Vieira Lemos continua em ritmo adiantado
A obra de construção do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Eunice Vieira Lemos, localizado na rua do Arame, Quadra 182, bairro Bom Planalto, no núcleo Cidade Nova, continua em estágio bastante avançado e várias etapas já foram finalizadas, o que possibilita o avanço para as etapas seguintes.
Na quarta-feira, 26, os trabalhadores iniciaram as etapas de piso, parte hidráulica, elétrica e também a cobertura com base da estrutura metálica.
“Estão concluídos os serviços preliminares no Nei Eunice Vieira Lemos, como muro externo, fundações e estruturas de concreto. Estão em fase de conclusão, o fechamento em alvenaria e reboco de todos os blocos”, esclareceu o engenheiro civil Eliton dos Santos Silva, da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop).
O novo NEI Eunice Lemos terá dez salas de aula, sala de leitura, sala de informática, cozinha, banheiros adaptados para cadeirantes e acessibilidade com a colocação de piso tátil; bloco administrativo com secretaria, diretoria, sala dos professores e amplo setor de recreação. O local ainda contará com um chafariz que disponibilizará água para a vizinhança.
O novo espaço foi planejado para atender 330 crianças de 3 a 5 anos, crianças oriundas dos bairros da Paz, Bom Planalto e também do Novo Planalto. A previsão é que o novo prédio seja entregue ainda este ano para atender a nova demanda e inicie o ano letivo de 2024 no novo espaço.
Com as obras e com a realidade de um novo prédio, a expectativa é ampliar o número de crianças atendidas. O Núcleo de Educação Infantil Eunice Lemos, inaugurado em 12 de março de 2012, funcionava como anexo da Escola Emília Ferreiro, atendendo pouco mais de 200 crianças. O NEI atualmente fica na Rua Cuiabá, no bairro da Paz e homenageia a educadora Eunice Lemos, que faleceu em 2015. Antes o referido NEI era denominado Maurício de Sousa.
O novo prédio é construído com recursos provenientes do Salário Educação e do erário municipal, com o orçamento no valor de R$ 3.141.085,81.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sávio Calvo e Secom
Drone: Wilielton Cardoso