Sevop: Construção do Parque Ambiental Vavazão contribui para urbanização do Independência
As máquinas não param e as obras avançam na construção do Parque Ambiental Vavazão, localizado às margens do Rio Itacaiúnas no bairro da Independência. A obra encontra-se na etapa da drenagem e terraplanagem em todo trecho que recebeu aterro para elevar o terreno em relação ao nível do rio.
Os serviços vão contemplar a urbanização completa da área, incluindo academia ao ar livre, parque verde, área de convivência, estacionamento na área central, acesso para as trilhas de bike de um balneário a outro. A trilha inicia no Balneário Vavazão passando pelo Balneário da Mocinha até chegar ao Balneário Taboquinha, no bairro Belo Horizonte, um percurso de aproximadamente três quilômetros.
A obra de infraestrutura foi uma recomendação feita pelo Ministério Público Estadual por meio da promotora Josélia Leontina de Barros Lopes. A ideia é que este seja um projeto piloto para que possa ser contemplado para outras áreas de balneários do município como o “Taboquinha” e o da “Mocinha”.
“Serão construídos ainda dois mirantes, dois quiosques para que as pessoas visitem e tenham uma vista privilegiada do rio Itacaiunas, uma ciclovia ligando os dois balneários também será construída no local, além de estacionamento”, destacou Fábio Moreira, Secretário de Viação e Obras Públicas.
A construção contemplará uma área aberta para shows, em concreto, devido ao registro das cheias periódicas no local, playground e fossas ecológicas. A obra inclui uma escada para os barqueiros e também uma rampa, onde já foi construído o acesso.
A obra de construção do Parque Ambiental Vavazão está orçada em R $1.541.562,34 provenientes de recursos próprios da Prefeitura de Marabá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom