Sevop: Construção do Parque Ambiental Vavazão começa a modificar a área e a vida dos moradores
A obra de construção do Parque Ambiental Vavazão, no final da Avenida Antônio Vilhena, no bairro da Independência, transforma o cenário de um dos balneários tradicionais da cidade. Após a etapa de aterramento e terraplanagem está em andamento a concretagem da área do estacionamento.
A próxima etapa consiste na construção da Pista de Caminhada. O projeto segue com a construção do espaço onde será montada a academia ao ar livre, playground, quiosques, área verde e dois mirantes para contemplação do Rio Itacaiúnas. Com a urbanização da área, o projeto atende um antigo desejo dos moradores e também dos comerciantes.
A dona de casa Luiza Pires de Moraes mora há 19 anos no local e alegra-se com a continuidade da obra. Ela sonha em ver tudo renovado.
“Moro há 19 anos neste bairro e agora Deus está abençoando e vai estar tudo certo, espero que a água não suba ainda e agora as coisas vão acontecer, se Deus quiser”, comemora.
A água a qual dona Luiza Pires refere é a cheia periódica que costuma atingir o local. Neste período do ano, o nível do Rio Itacaiúnas se eleva e atinge todo o local. Caso ocorra a cheia, a obra terá que ser temporariamente interrompida até o fim do período de enchente que acontece em meados de maio.
O engenheiro Fábio Moreira, Secretário Municipal de Obras, informou que o local recebeu bastante aterro, porém há a possibilidade de ser atingido o acesso até o Parque Ambiental.
“Nós elevamos toda a área, mas a água pode atingir o acesso e assim dificultar a continuidade do trabalho, mas a obra já está bem adiantada e ainda este ano a população pode esperar um excelente espaço de lazer”, afirmou o secretário.
A obra de construção do Parque Ambiental Vavazão, no bairro da Independência, está orçada em R$ 1.541.562,34, recursos provenientes do Erário Municipal de Marabá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom e Divulgação
Drone: Sérgio Barros