Sevop: Duas das três pontes em concreto, em obras na Nova Marabá, já estão em processo de finalização

As pontes que interligam as Folhas 20 e 29 e 21 e 27 estão no processo de cura do concreto, já a ponte ligando as Folhas 13 e 14 está em finalização

Em um período de três meses, três pontes foram construídas ligando seis bairros na cidade facilitando a vida dos moradores da Nova Marabá. Trata-se das pontes que ligam as Folhas 20 e 28, 21 e 27, bem como 13 e 14. Duas pontes já foram finalizadas e a terceira está na fase de concretagem da laje do tabuleiro, área de passagem dos veículos.

Na ponte que liga as Folhas 13 e 14, as obras iniciaram posteriormente às demais, em razão do terreno ter ficado alagado e não apropriado naquele momento. A nova ponte de concreto vai substituir uma antiga construída em madeira e que já começava a apresentar riscos à população

De acordo com o engenheiro Thiago Lobo, da Secretaria de Viação e Obras Públicas – Sevop, a construção da ponte das Folhas 13 e 14 está na fase de finalização. “Concretamos a laje do tabuleiro hoje (16 de junho), faltando agora concretar apenas o guarda-rodas e depois fazer a retirada das formas, o que chamamos tecnicamente de desforma”, explicou.

As pontes que ligam as Folhas 21e 27 e que interliga as Folhas 20 e 28 já estão prontas, aguardando apenas a fase de cura do concreto, como explica o engenheiro Fábio Moreira, secretário municipal de obras. “As pontes já foram concluídas e estão no período de cura, ou seja, é precisa deixar o concreto curar e chegar em sua resistência. Agora entramos no estudo da parte que vão ser feitas as adequações, que são as cabeças, com pavimentação e aí sim entregamos para utilização da população em um breve intervalo de tempo”, disse.

As novas pontes foram construídas em concreto e seguem o mesmo projeto padrão, tendo 9,20 metros de largura e 12 metros de comprimento. Com exceção da ponte das Folhas 20 e 28 que terá 9 metros de comprimento. A pista para a passagem de veículos terá 7,5 metros, sendo 1,70 metros destinados à passarela com guarda-corpo, estrutura de proteção para os pedestres.

Veja outras imagens: 

Ponte das Folhas 21 e 27 

Ponte das Folhas 20 e 28

Ponte das Folhas 13 e 14 

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio 

Acessibilidade