Sevop: Escola Terezinha Ramos, na Folha 18, ganha urbanização e estacionamento
A entrada da Escola Terezinha de Sousa Ramos, localizada na Folha 18, ganha em breve um novo espaço urbanizado com bancos e estacionamento, contendo 11 vagas para automóveis, sendo 2 vagas destinadas aos idosos, 1 para cadeirante e 6 vagas para motos. A obra vai oferecer mais conforto aos servidores da escola ao estacionarem veículos.
O diretor da escola, Eduardo Cortez de Miranda, explica que a obra tornou-se necessária porque a entrada da escola alagava no período chuvoso. Além disso, caminhões estavam no local sem autorização e ainda jogavam dejetos de animais.
“Antes era uma poeira, com a obra que fomos contemplados vai resolver três situações. Os caminhões não irão acampar na frente da escola, a água da chuva que alagava também não irá ocorrer e dará uma visibilidade melhor a porta da nossa escola, com um ambiente urbanizado na frente” explica o servidor.
A escola atende atualmente 150 alunos do 1º ao 5º ano no período da manhã e da tarde e está recebendo climatização neste ano de 2023. “Avisamos à comunidade que a escola está sob nova direção. Ganhamos a climatização recentemente, as centrais já chegaram, só falta instalar e está a construção do laboratório de informática”, destaca.
A obra é uma solicitação do vereador Cabo Rodrigo atendida pela Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop).
“Eu moro próximo à escola, é um local que gosto de frequentar, participo dos eventos culturais e vi a dificuldade do pessoal de serviços gerais para manter a escola limpa. Principalmente no período chuvoso que na frente fica bastante lama concentrada. O chão ficava mole. Levamos a demanda ao prefeito e ele pediu para incluir isso no pacote de obra de pavimentação, então a gente, junto a comunidade só tem a ganhar”, explica o vereador.
Do lado direito da escola haverá um muro de contenção feito de bloco de concreto para conter o aterro já que o nível da rua é superior. Para harmonizar a frente da escola será feito uma área verde, contendo árvores novas para dar sombra e ventilação ao ambiente. Haverá uma rampa com inclinação do lado direito para vencer o desnível e levar mais acessibilidade.
O local também recebeu drenagem com o ramal de 400mm e uma boca de lobo nova. Durante as obras foi observado que a escola não estava tendo captação da água do telhado gerando acúmulo de água. Para resolver o problema também será feita uma canaleta de concreto, onde a água será captada, impedindo alagamentos.
A finalização da obra será com as pinturas de demarcações das vagas de estacionamento, pintura do meio fio, bancos de assento, lixeira metálica nova, placas de gramas plantada na área verde (contendo 210m²).
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes
Drone: Sérgio Barros