Sevop: Extensão da Orla ganha novo acesso e Praça Francisco Coelho passa por revitalização
As obras de urbanização da extensão da Orla, no bairro Francisco Coelho, estão em ritmo acelerado. O prédio onde funcionava o antigo Núcleo de Educação Infantil (NEI) Deodoro de Mendonça foi demolido e o projeto para aquela área executado pela Prefeitura de Marabá inclui a revitalização da pracinha. Dentre as mudanças no bairro, está mais um acesso à nova Orla, que agora serão três. Além da Avenida Marechal Deodoro e da Rua Antônio Maia, é realizada a pavimentação da Rua Barão do Rio Branco, no Conjunto do PAC.
De acordo o secretário de Viação e Obras (Sevop), Fábio Moreira, as obras entraram na fase final, com previsão de inauguração nesse segundo semestre do ano.
“Ali onde a antiga escola funcionava, será feito um estacionamento e a praça será totalmente revitalizada. A pedido da comunidade será mantido o chafariz que é bastante utilizado pelos moradores e será feita também a ligação da Orla com o chamado conjunto PAC e assim teremos mais uma via de acesso a nova Orla”, informa o secretário.
Segundo o encarregado pela obra de revitalização da pracinha, Paulo Sérgio Mourão, o serviço está na construção do piso.
“Estamos trabalhando em um piso novo, já retiramos todo o piso velho. Terá novos bancos, ao todo, são sete. Nos canteiros será feito o paisagismo. Também reformaremos o chafariz e o busto”, explica o encarregado.
Aos fundos da praça, o trabalho é de terraplanagem para a construção do estacionamento. Vale enfatizar que as obras na extensão da Orla também estão quase concluídas no pontal. Está pronta a academia ao ar livre e falta pouco para a conclusão do serviço de jardinagem. Os bancos estão instalados, o pátio de patinação é uma realidade e os brinquedos do playground estão montados.
Moradores comemoram as melhorias que estão chegando
José Ubirajara dos Santos mora no bairro há 82 anos. O piloto de embarcação está feliz com as benfeitorias no local, principalmente com a segurança que as obras trouxeram para os imóveis que poderiam sofrer risco de desabamento.
“Já melhorou e vai melhorar mais. Aí desse lado do Itacaiúnas estava acabado. Tinha pé de cajá, macaúba, mas caíram e arriou tudo no barranco. Com esse serviço segurou muito. Aumentou mais a segurança. Melhorou bastante”, destaca o piloto de embarcação.
Para Lindomar Coelho, o sentimento também é de satisfação em ver o lugar onde mora há 40 anos receber melhorias.
“Muito bom ver o nosso bairro ser olhado pelo poder público. Tá ficando muito bonito. Aqui onde era a escola vão fazer o estacionamento e vai servir pra nós e as pessoas que vêm de fora ver o nosso cartão postal. Valorizou o lugar, as pessoas vão olhar o bairro com outros olhos agora”, pontua o vigilante.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento