Sevop: Feirantes vivem a expectativa de trabalhar em novas instalações na Feira da Folha 28
Feirantes da tradicional Feira da Folha 28 contam os dias para retomar os trabalhos, agora em uma nova estrutura construída para levar mais conforto, tanto para os feirantes quanto para os clientes que frequentam o espaço. A nova estrutura está praticamente pronta e vai proporcionar um novo momento para os trabalhadores.
A estrutura em ferro e com cobertura de telha termoacústica, construída no canteiro entre as Folhas 28 e 31, terá capacidade para atender 40 feirantes. Contando as barracas com tendas, podem chegar a 100 feirantes atendidos. A Feira da 28 é uma das mais antigas da cidade e funciona há mais de 30 anos.
Senhor José Alves Vieira, um dos pioneiros na instalação de sua tenda na feira, já tem 29 anos de história. Ele conta que durante muitos anos, trabalhou na rotatória da 28 sem as mínimas condições e hoje está na expectativa de trabalhar em um novo espaço. “Minha vontade é ir para a nova estrutura. Esse é meu sonho e de todos aqui”, relata.
Em 20 de agosto, o senhor Valdir Alves de Sousa completou 18 anos de trabalho na feira. Ele reclama que as vendas caíram durante a obra de construção da nova estrutura, porém ele afirma que na nova estrutura, as vendas irão melhorar. “E a expectativa é ir para a nova estrutura, pois lá vai melhorar e muito as nossas vendas e esperamos para chegar logo esse dia”, diz.
A nova feira foi construída com 40 boxes e outro espaço vai atender também os vendedores de pescado com cobertura, tirando os vendedores das calçadas dos antigos boxes junto à praça de alimentação. Na antiga rotatória foi construído um novo espaço de lazer para os moradores da Folha 28 e demais bairros próximos.
E a mudança para o novo espaço vem mexendo com os feirantes que não escondem a ansiedade em torno do desejo de iniciar um novo momento. “Lá vai ter mais espaço para os clientes, pois cresceu muito a procura pelos nossos produtos”, disse a feirante Joana Barbosa Oliveira, que desde 2019 trabalha no local.
Raimundo Soares Mota, o popular Liberdade, é um dos mais ansiosos. Ele aguarda ver todo mundo arrumado em seu espaço. “Aqui estamos trabalhando, mais espero que venha o novo espaço porque lá o cliente vai ter mais conforto e vai facilitar nosso trabalho e estamos esperando logo a inauguração”, disse.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio