Sevop: NEI Deodoro de Mendonça já está com 60% das obras concluídas
Paredes levantadas, estrutura do telhado montado e o novo prédio do Núcleo de Educação Infantil Deodoro de Mendonça vai ganhando forma para alegria da comunidade escolar do Bairro Francisco Coelho, na Marabá Pioneira.
Ronaldo Gama, engenheiro da empresa e responsável pela execução das obras, afirma que o NEI já está com 60% dos serviços executados.
“A gente está concluindo o piso e dentro de uns 15 dias vamos passar para a cobertura. Foi feita toda a parte estrutural da obra, fluvial, parte hidráulica, fossa, sumidouro. Praticamente foi feito todo o fechamento da obra, muro e em torno. Daqui pra frente é concluir o piso, telhado, parte elétrica e acabamento”, esclarece o engenheiro.
O novo NEI está sendo construído na Rua 5 de Abril, distante pouco mais de 500 metros do anterior. Ele será composto por laboratórios de informática, sala de leitura, sala do setor administrativo e pedagógico, copa, cozinha, duas áreas de recreação, parquinho e quatro salas de aula. Nesta fase da obra, o prédio está recebendo o piso granilite, como informou o engenheiro Eduardo Bogaz, da Secretaria de Viação e Obras (Sevop).
Atualmente o NEI Deodoro de Mendonça funciona num prédio antigo, localizado na pracinha do Bairro Francisco Coelho, onde atende 71 alunos, entre 3 a 5 anos no maternal e jardim I e II, nos dois turnos. Devido à pandemia, as aulas estão acontecendo de forma remota, sempre com o acompanhamento dos pais.
“Antes mesmo de a prefeitura comprar o espaço, nós já ouvíamos rumores de que poderia ser aqui a escola, então, a gente passava pela rua imaginando o espaço maravilhoso, grande, para trabalharmos com nossas crianças, elas merecem. Nosso espaço hoje é bom, mas é pequeno, sem muitas salas. Com esse prédio que a prefeitura está proporcionando para a sociedade do Cabelo Seco realizamos o sonho de oferecer um espaço melhor para os nossos alunos” enfatiza a diretora do NEI, Josiane de Almeida.
A obra está orçada em R$1.066.777,37 (um milhão, sessenta e seis mil, setecentos e setenta e sete reais e trinta e sete centavos) e será custeada com recursos próprios da Prefeitura de Marabá.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento