Sevop: Nova etapa da obra de contenção dos rios Tocantins e Itacaiunas é iniciada

Mesmo no período de cheia dos rios Tocantins e Itacaiunas, nos meses de março e abril, os serviços da obra de contenção dos rios, realizados nos bairros Francisco Coelho e Amapá, não pararam. Enquanto o canteiro da obra estava submerso, foi iniciada a confecção das peças pré-moldadas para os catorze módulos do projeto.

Neste período foram produzidas 89 peças por módulo, com 30 metros de comprimento cada. Dos 14 módulos, que compõem o projeto no bairro Francisco Coelho e Amapá, seis já estão com as peças prontas para a fixação. “A instalação das peças pré-moldadas será feita assim que fizermos os blocos de fundação na cabeça das estacas, que servirá de apoio para o pórtico, e formarão a estrutura da contenção”, declara o engenheiro Thiago Lobo, da Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP)

O engenheiro explica que a equipe está aguardando o nível do rio chegar a cota de 6,30 metros para prosseguir com os serviços nas estruturas de concreto sobre as estacas. Segundo ele, ainda há algumas estacas a serem finalizadas, mas sem comprometimento para o cronograma da obra.

“Ainda temos estacas de fundação a concluir também. A nossa previsão, de acordo com o cronograma, é concluir até o final do ano de 2020 a estrutura de contenção em um trecho do bairro Amapá e outro no bairro Francisco Coelho, após a conclusão da contenção, faremos uma licitação para urbanizar essa contenção, deixando-a parecida com a orla existente”, disse o engenheiro.

A execução da obra de infraestrutura portuária e de proteção das margens dos rios Tocantins e Itacaiunas é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Marabá e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional. O valor total da obra está orçado em mais de 42 milhões de reais (R$ 42.170.000,00).

Texto: Victor Haôr 
Fotos: Thiago Lobo (Sevop)

Acessibilidade