SEVOP: Obra das Estações Elevatórias de Esgoto está na fase final

A construção das duas estações elevatórias de esgoto inicia a fase de conclusão. A previsão é que as estações entrem em funcionamento, num período experimental, em junho. Primeiramente atendendo a população das folhas 23 e 26, e, num segundo momento, o projeto será ampliado para outros núcleos da Nova Marabá.

De acordo com Jaime Pessoa, engenheiro da empresa responsável pela obra, a parte da engenharia civil, de cada uma das estações, já foi concluída. A etapa que se inicia agora é a instalação das partes hidromecânica e elétrica e da obra no entorno, como calçamento, além da parte administrativa que seguirá após os acabamentos.

“O prefeito pediu que até junho fosse ativada as estações e estamos nos planejando para que isso ocorra. Tivemos pontuais atrasos em razão das intensas chuvas, que caíram na região nos últimos meses, mas nada que pudesse comprometer o cronograma da obra”, explicou Jaime Pessoa.

A primeira obra que vai trabalhar o tratamento de esgoto em Marabá é composta de duas estações elevatórias de esgoto. Sendo uma na folha 26 e outra na via de acesso a Marabá Pioneira que são interligadas.

Estação da Grota, na folha 26, que vai receber o esgoto, inicialmente das folhas 26 e 23, fará o bombeamento até a Estação de Tratamento de Esgoto Itacaiúnas, localizada a direita na via de acesso ao núcleo Pioneiro, através de tubulação no subsolo, ligando as duas estações.

O esgoto coletado pelas duas estações será bombeado para a Estação de Tratamento de Resíduos do AMAPÁ, de responsabilidade da Companhia de Saneamento do Pará. Inicialmente a obra vai atender as folhas 23 e 26, operando apenas com 10% da capacidade. De acordo com o engenheiro Jaime Pessoa, as estações têm capacidade de atender toda a cidade, pois o projeto tem como objetivo ampliar a rede de saneamento até 2032.

 

Texto: Victor Haôr

Fotos: Paulo Sérgio dos Santos

ACESSIBILIDADE
X