Sevop: Obras avançam no prédio do NEI Deodoro de Mendonça, no bairro Francisco Coelho

As obras do Núcleo de Educação Infantil Deodoro de Mendonça, no bairro Francisco Coelho, Velha Marabá, iniciaram uma outra etapa. Com o término da fundação, começou a construção dos pilares. Os trabalhos iniciaram há pouco menos de dois meses, o prazo para a execução da obra é de nove meses.

Orçada em R$ 1.066.777,37, paga com recursos próprios da Prefeitura, a obra é um sonho antigo dos moradores do bairro e principalmente da comunidade escolar. O novo prédio, localizado na Avenida 5 de abril, será  mais amplo e estruturado para atender adequadamente as crianças da Educação Infantil.

“Muitos pais estudaram lá na escolinha e agora têm os filhos, netos, estudando. É um sonho para a comunidade e equipe da escola porque você terá um prédio bem estruturado, adequado às crianças, com espaço para elas fazerem recreação, brincar, uma sala com boa qualidade, isso é algo que desenvolve todo o planejamento do professor”, destaca Josiane de Almeida Lima, coordenadora do NEI.

Josiane de Almeida Coordenadora do Nei

O novo espaço contará com 4 salas de aula, sala de multiuso, sala de leitura, cozinha, dispensa, pátio coberto, área de serviço, banheiros adaptados, hall de entrada, jardim, além dos espaços administrativos. O antigo prédio não contemplava todos esses espaços, inclusive funciona com apenas duas salas de aula e banheiro compartilhado, devido o tamanho da área.

Selma de Souza Brito, mãe da pequena Thayla Nicole, de 2 anos, está feliz com a chegada do novo NEI. É que a filha deve iniciar a vida escolar já no prédio novo e ela sabe o quanto o espaço contribui para o desenvolvimento da criança.

“Espero que seja melhor para as crianças. Imagino que seja a melhor possível porque ela vai está aprendendo. Tá aprendendo a falar agora e pro desenvolvimento dela vai ser muito bom”, disse com entusiasmo a dona de casa.

Selma e a filha Thayla, futura aluna do Nei

Já a Cleidimar Silva, mãe da Lorrany de 5 anos, destaca a alegria da filha ao saber  que uma nova escola está sendo construída. A pequena aluna não ver a hora de conhecer o novo espaço.

“É bom porque vai ter mais espaço para as crianças brincarem. Aqui o ensino é bom, mais é muito apertadinho e agora vai ficar melhor pra estudar, vai ter mais espaço. A creche é importante também porque eu posso trabalhar o pai dela também, enquanto ela tá estudando né. Ela não para de falar na escola”, enfatizou a moradora.

Cleidimar Silva e Lorrany

Atualmente, o NEI Deodoro de Mendonça atende há 81 crianças entre 03 e 05 anos de idade. Consta que a escola é uma das mais antigas de Marabá. Há registros de documentos da década de 60. O patrono da escola, o advogado e político paraense, Deodoro de Mendonça, era secretário de governo do Estado, quando viajou pelos municípios da região sudeste na década de 1930, passando por Marabá, São João do Araguaia entre outros.

Veja mais fotos da obra: 

 

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade