Sevop: Obras de drenagem do núcleo Cidade Nova estão em fase de conclusão
Embora o município esteja enfrentando o inverno amazônico, as obras de drenagem, correspondentes ao lote 2 de serviços essenciais da Prefeitura de Marabá, não param e já estão cerca de 90% concluídas. A informação foi confirmada pelo engenheiro civil Jaime Pessoa, da Construtora Central do Brasil (CCB), empresa licitada pela gestão municipal. Entre as ruas contempladas estão Avenida Manaus, Ruas Curitiba, Afro Sampaio e Machado de Assis.
O grande investimento foi feito na coleta dos pontos maiores de enchente da Avenida Manaus, onde foi implantada uma galeria dupla de 1.200 metros quadrados. “Ela passa pelas ruas Curitiba, Afro Sampaio e Machado de Assis. Esse trecho está concluído, exceto a implantação de bocas de lobo (bueiros) da Curitiba que será concluído na pavimentação asfáltica”, detalhou o engenheiro civil.
Para Jaime Pessoa é uma preocupação constante da construtora saber a eficiência do que foi implantado no momento da chuva. “Fizemos uma coleta de dados com a própria população. Agora são duas caixas de 1.80 por 1.80 m², gradis em cima da coleta, sendo o ponto focal já sanado da Avenida Manaus. Agora a Rua Curitiba ainda está em fase de trabalho, porque toda água que cai na Curitiba desce para Manaus”, explicou ele.
Conforme estimativa do calendário de trabalho da CCB, no início de maio a Rua Curitiba será pavimentada. Depois disso, a empresa encerra os serviços de drenagem e pavimentação da Rua Curitiba. Continuando ainda com os serviços de escoamento da água, na Rua Salvador, no Belo Horizonte, onde foi feita a implantação de uma rede provisória de esgoto, rebaixamento da rede de distribuição de água potável.
“Tivemos de implantar uma rede provisória para não deixar a população deficitária de seus sistemas de abastecimentos de água e esgoto. Também implantamos a drenagem superficial, que vai voltar em maio, período de encerramento”, justificou Jaime Pessoa esclarecendo que na Rua Goiás no Novo Horizonte, será implantada drenagem e pavimentação, terminado este serviço, o lote 2 finaliza a parte de pavimentação.
Durante o período de obras na Rua Cuiabá esquina com a Pedro Fontenele, no Novo Horizonte, será feito um desvio, o qual o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano já foi comunicado. O serviço é necessário para construção de outra galeria dupla, em forma retangular, medindo 2.50 metros por 3. Ela terá a função de dar escoamento para o córrego do bairro da Paz. O projeto da prefeitura é pegar os pontos de gargalo, onde antes ocorriam alagamentos, e dar escoamento para eles.
“Em vários pontos, pequenas obras foram fundamentais para fazer a drenagem superficial, o maior ganho foi na Manaus, porque era uma lagoa com a Rua Curitiba, e fizemos uma intervenção”, finalizou o engenheiro civil, Jaime Pessoa.
Texto: Emilly Coelho e Victor Haôr