Sevop: Obras de drenagem e pavimentação chegam na Folha 13
Já está em andamento o processo de drenagem profunda da Folha 13, Nova Marabá. O projeto faz parte de um pacote de obras da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), que irá asfaltar também as Folhas 12 e 11. Logo após será feita a terraplanagem e a pavimentação.
O engenheiro da Sevop, responsável pela fiscalização da obra, Alex Fomentini, explica que “primeiro é feita a drenagem profunda, seguida da terraplanagem. Depois vem o asfalto, a drenagem superficial, o meio fio e a sarjeta. Após isso, ainda serão construídas as calçadas”.
Nessa primeira parte, correspondente a Folha 13, estão previstos 1,45 quilômetros de asfalto, referente às vias 131, 132, 02, 03 e VC04. O engenheiro da obra Eder Alves explica que prazo final para a conclusão dessa primeira parte é de 45 dias, após esse período, o trabalho segue para a Folha 12. “Devemos demorar em torno de 20 para concluir essa drenagem e depois mais uns 25 dias para completar o restante da obra”, destacou.
Melhorias que valorizam a vida dos moradores como ressalta o estudante Lucas Figueiredo da Escola Militar Rio Tocantins, antigo Caic. “Vai ficar bom porque beneficia as famílias que moram aqui, irá valorizar nossas residências e a escola também. Os estudantes não terão mais que pisar na lama”, disse.
A diarista Olinda Costa de Sousa, de 49 anos, conta que eram muitos os problemas enfrentados pela população. “Vai melhorar a questão da poeira e da lama. Tinha vizinho que, quando chovia, entrava água e molhava tudo. Agora estamos vendo a obra que finalmente vai resolver nosso problema. Sou evangélica e sempre pedi ao Senhor que olhasse para Folha 13. Tô muito feliz que a Folha 13 tá ficando mais bonita”, comenta.
A dona de casa Maria Raimunda, de 57 anos, comemora a chegada do asfalto e completa que a urbanização era um desejo dos moradores. “É um sonho antigo que está pertinho de ser realizado. A gente espera esse asfalto há muito tempo. Se já tínhamos o prazer de morar na Folha 13, agora só esperamos coisas boas’, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos