SEVOP: Obras de drenagem iniciam nas Folhas 12 e 13, na Nova Marabá
A movimentação de retroescavadeiras, caçambas e operários mudou a rotina dos moradores da Folha 13, na Nova Marabá. É que teve início a obra de drenagem de ruas do local cujos serviços começaram esta semana e se estenderão também à 12.
De acordo com o engenheiro Alex Fomentini da Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), a drenagem é um sistema que evita acúmulo de água e a deterioração do pavimento, garantindo mais durabilidade da obra. “Elas servem para captação da água da chuva que escoa para as laterais (sarjetas), e as sarjetas destinam para as bocas de lobo até ao canal que conduz a água para uma grota, leito existente ou vala, seguindo o caminho normal da água da chuva. Isso é o que está sendo feito no projeto da Folha 13 para dar mais durabilidade ao pavimento”, explicou o engenheiro.
Os serviços começaram, nesta terça-feira (14), pela Folha 13, em razão da declividade em relação aos outros núcleos. Segundo o engenheiro Éder Paulo, da empresa responsável pela obra, as escavações dos canais por onde serão colocadas as tubulações seguirão em direção as Folhas 12 e 11, sucessivamente.
Seu João de Deus de Sousa, mora na área há 12 anos e disse que antes havia muita lama e mato.“Quando eu cheguei aqui era tudo muito precário, essa rua era só um lamaçal e hoje vai melhorar ainda mais com esta obra. Vai ficar bem melhor para nós moradores”, lembra seu João de Deus.
Railan Fernandes é um jovem morador do bairro e que estava acompanhando o início das obras, lembra que o local havia sido esquecido por muito tempo, mas há dois anos tem presenciado diversos serviços. “Quero agradecer a prefeitura que está olhando para nós porque essa obra é um privilégio porque vai drenar, asfaltar e nós não vamos mais morar dentro da lama. Agora podemos contemplar o que está acontecendo de bom em nosso bairro”, afirmou Railan.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos