Sevop: Obras nas orlas do bairro Francisco Coelho e Amapá estão adiantadas

(3 de dezembro de 2020)

Mesmo com a aproximação das cheias dos rios Tocantins e Itacaiunas, as obras para a construção do cais de contenção das margens dos dois rios, nos bairros Francisco Coelho e Amapá, continuam em ritmo acelerado. Os operários trabalham na colocação das colunas de concreto de sustentação da laje, que dá continuidade à orla. São 89 peças no total, por módulo, com 30 metros de comprimento cada, incluindo a obra do bairro Francisco Coelho e Amapá, são 14 módulos.

“A colocação das peças pré-moldadas ou colunas em concreto, como acontece agora, é uma etapa superior a instalação dos blocos de fundação na cabeça das estacas, que já foram realizadas, as estacas servem de apoio para o pórtico, e formarão a estrutura da contenção”, explica o engenheiro Thiago Lobo, da Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), ressaltando que, caso suba muito o nível dos rios, pode ser necessária a suspensão das atividades.

“A obra está seguindo no ritmo esperado, só nos preocupa a subida do rio que pode paralisar nossas atividades por tempo indeterminado, mas a obra está em ritmo bom”, comenta o engenheiro.

O avanço nas obras aumenta cada vez mais a expectativa em quem visita o local, como no professor Ivo Rodrigues. “Eu sou de Belém, mas não saio de Marabá, e toda vez é uma obrigação vir até à orla. Esta obra Marabá já esperava há muito tempo e vai ficar muito mais bonita porque toda essa parte aqui do bairro também vai mudar e para melhor”, disse.

Professor Ivo Rodrigues

A execução da obra de infraestrutura portuária e de proteção das margens dos rios Tocantins e Itacaiunas é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Marabá e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional. O valor total da obra está orçado em mais de 42 milhões de reais (R $42.170.000,00).

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio 

Veja outras fotos: