Sevop: Obras do Ginásio Osorinho passam por vistoria final
O Ginásio de Esportes Osorinho, principal centro esportivo na Marabá Pioneira, está com as obras de revitalização praticamente concluídas, atingindo a fase de vistoria final. O local passou por ampla reforma em todos os espaços, e, inclusive, vai ganhar climatizadores. Falta muito pouco para o espaço ser entregue à comunidade esportiva.
De acordo com a engenheira Larissa Bras, da Secretaria de Viação e Obras de Marabá (Sevop), o novo Ginásio Osorinho está com maior acessibilidade. “Tentamos atribuir maior acessibilidade, inclusive com um banheiro destinado às Pessoas com Deficiência (PcD). Estamos na fase do pente fino. A obra está praticamente concluída, 95% e agora estamos com os últimos reparos para entregar uma obra de qualidade pra comunidade aproveitar esse espaço”, enfatiza.
O novo espaço está mais iluminado, com novas grades de proteção, oferece mais segurança para os desportistas e para o público. Os banheiros ganharam novas instalações hidráulicas. Os vestiários contam com nova estrutura. A cobertura está revitalizada e as arquibancadas estão pintadas. Enfim, um espaço completamente renovado para a classe desportista. “Outra novidade são os assentos das arquibancadas que serão instalados em breve”, acrescenta.
O Ginásio Osorinho foi palco de muitas disputas dos Jogos Estudantis da Semana da Castanha e também de disputas dos intermunicipais de vôlei, futsal e basquete. Agora está pronto novamente para receber os jogos que atraem um grande público.
A revitalização do Ginásio Osorinho, localizado na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Avenida Antônio Maia, na Marabá Pioneira, está orçada em R$ 256.031,00, provenientes de recursos próprios da Prefeitura de Marabá.
História do Ginásio Osorinho
O Ginásio Osorinho foi inaugurado no final da década de 1970, em homenagem a um dos pioneiros da cidade, Osório Pinheiro, o qual recebeu essa homenagem após seu falecimento. O espaço físico tem 750 metros quadrados de área e uma longa tradição, tanto no esporte amador quanto nos eventos culturais da cidade.
No início da década de 1980, foi realizado na quadra desportiva, o I Canto Aberto em Festival Regional (Cafre), que anos depois daria lugar ao Festival da Canção em Marabá (Fecam). A quadra também foi palco de vários eventos culturais como as festas juninas. Ao longo de várias décadas foi o principal espaço de competições esportivas, sendo palco de muitos jogos entre escolas na época da Semana da Castanha.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Secom