SEVOP: Obras para a construção da orla do Rio Itacaiunas avançam no bairro Amapá

0

As obras de contenção das margens dos rios Tocantins e Itacaiunas avançam. Após os trabalhos de aterramento e terraplanagem do pontal do bairro Francisco Coelho, na Marabá Pioneira, agora é a vez do bairro do Amapá  receber obras de infraestrutura no antigo porto das canoinhas. O cenário está sendo modificado com os serviços, que estão na fase da terraplanagem e da drenagem com uso de manilhas canalizando, futuramente, as águas pluviais diretamente para o rio.

Em outra área da extensão da obra, de aproximadamente 500 metros de uma ponta a outra, uma máquina “bate-estaca” está preparando as primeiras bases de sustentação da futura estrutura, que será construída no local. Pela primeira vez na história, o bairro do Amapá terá uma orla que atenda as necessidades da comunidade como opção de lazer, entretenimento e de melhorias para o bairro e sua população.

De acordo com os antigos moradores, o bairro do Amapá, na margem esquerda do rio Itacaiunas, foi a segunda área do município a ser habitada, depois do bairro Francisco Coelho. De acordo com as informações, o bairro do Amapá começou a receber os primeiros moradores na década de 1920 e não parou mais de crescer.

Nas décadas seguintes, o fluxo comercial entre os dois núcleos se tornava cada vez mais intenso em razão da coleta de castanha, já que grande parte das áreas de coletas estavam localizadas à montante do rio Itacaiunas. Com isso, o bairro ficava cada vez mais povoado, principalmente com parte da população fugindo das frequentes cheias por se tratar de uma área mais elevada que a Marabá Pioneira.

Com as obras em andamento, os canoeiros remanescentes terão agora um espaço mais adequado para trabalhar e novas áreas serão construídas para atender a população que ainda utiliza o antigo porto para atravessar o Itacaiunas e se dirigir até a Marabá Pioneira.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Silva

Nenhum Comentário

ACESSIBILIDADE
X