Sevop: Obras são retomadas na UBS Maria Bico Doce e Escola Jarbas Passarinho, em São Félix

(11 de dezembro de 2020)

A Prefeitura de Marabá retomou, esta semana, as obras de revitalização e ampliação da Unidade Básica de Saúde Maria Bico Doce e da Escola Jarbas Passarinho, localizadas no São Félix Pioneiro. Os dois equipamentos públicos devem ser entregues novinhos à população em 2021.

Escola Jarbas Passarinho
Na Escola Jarbas Passarinho, as obras avançaram para a cobertura da quadra esportiva, que mede 20×30 m. O espaço com toda a estrutura metálica montada, agora recebe o telhamento trapézio galvalume, que oferece maior resistência à corrosão, além de ser um material sustentável.

Na parte de ampliação, onde a escola ganhará ambientes pedagógicos amplos e mais estruturados como sala de leitura, laboratório de informática e sala multiuso, a estrutura metálica está pronta para receber a cobertura. No novo bloco já foi feito piso de concreto nas salas e corredores. A próxima etapa será o acabamento final do piso com granilite. Estão sendo construídas cinco novas salas e banheiros e outro avanço é a reconstrução do muro, que estava caindo.

Quanto ao prédio antigo foram feitas alterações estruturais como ampliação de salas, inclusive sala dos professores, em todos os banheiros, cozinha, depósito, refeitório, bem como, em portas e janelas, faltando detalhes, inclusive na parte elétrica para que a reforma seja concluída. Atualmente, a Escola Jarbas Passarinho atende aproximadamente 385 alunos do 1º ao 5º ano.

UBS Maria Bico Doce
Por outro lado, na UBS Maria Bico Doce, as obras estão concentradas na ampliação do prédio, que acontece no espaço, onde funcionava o antigo estacionamento. Lá estão sendo construídos consultórios, inclusive odontológico, e um auditório. A previsão é de que nos próximos dias as obras avancem para a cobertura.

A revitalização da UBS, que foi construída ainda em 2000, contempla toda a estrutura física. O prédio antigo já passou pela troca de piso, do telhado, das partes hidráulica e elétrica, além de ampliação das salas e dos banheiros, que foram adaptados para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência (PcD). O prédio já está pronto para receber a nova pintura.

Na expectativa da conclusão das obras, Dorací Sousa Barbosa, gerente da unidade, conta que atualmente o posto funciona em um prédio improvisado no mesmo bairro, garantido todos os tipos de atendimentos, exceto odontológico, que receberá uma sala nova na ampliação. “A expectativa é muito grande para que a gente possa atender a comunidade com mais conforto. E a expectativa não é só minha e dos servidores, mas de toda a comunidade. ficando uma obra muito bonita. Vai melhorar porque vamos ter consultório odontológico, sala dos ACS [agente comunitário de saúde], que antes não tinham o local para poder digitar as produções. E a administração vai ser ampliada”, destaca.

Doraci Sousa, gerente da UBS

As obras de revitalização e ampliação da UBS Maria Bico Doce são oriundas do Fundo Municipal de Saúde, orçadas no valor de R $417.211, 48. Atualmente, a UBS funciona na Rua Jarbas Passarinho, também no São Félix Pioneiro.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento 

Veja outras fotos:
Da Escola 

Da UBS