Sevop: Pavimentação da Avenida das Torres no Bairro Araguaia está bastante adiantada
O serviço de pavimentação em concreto na Avenida das Torres no Bairro Araguaia, núcleo Nova Marabá, avança rapidamente. Nesta sexta-feira, 7, os trabalhadores realizavam a colocação do meio-fio, no trecho que recebeu o concreto armado. Está praticamente concluída a pavimentação da parte direita da Avenida.
Aproximadamente 400 metros do serviço já está completo, de um total de 950m em toda sua extensão. Os trabalhos para pavimentação iniciaram há três semanas com o serviço de drenagem e terraplanagem no trecho onde havia os maiores registros de buracos, acúmulo de lama e poeira, que atrapalhavam a vida comercial do bairro.
O comerciante André Viveiros, mantém um mercadinho na principal Avenida e diz que o serviço de pavimentação, que ainda não foi encerrado, já beneficia centenas de comerciantes. Ele conta que o bairro Araguaia cresce a cada dia e que as duas avenidas comerciais possuem grande movimentação e o serviço de pavimentação era uma necessidade real.
“Trabalho aqui há um ano e já percebi que a vida comercial do bairro Araguaia está mais forte que muitos bairros da cidade e aqui foi uma ocupação recente. A obra não está finalizada, mas percebemos que a população ganha com isso porque estamos com algumas dificuldades que serão logo sanadas com a finalização da obra”, explica o comerciante.
A pavimentação em concreto armado apresenta como principal vantagem sua elevada durabilidade, que atinge 20 anos, sendo quatro vezes superior ao pavimento convencional de concreto. Além disso, a armação presente no interior da estrutura faz com que as peças sejam mais adaptáveis aos problemas decorrentes das diferentes características e tipos de solo existentes ao longo do trajeto.
“Temos alguns locais em Marabá que observamos que poderia ter problemas com o pavimento asfáltico devido o lençol freático ser muito alto e áreas que sofrem com alagamentos. Nestes locais passamos a adotar o concreto, pois suporta melhor a pressão e tem uma durabilidade muito maior”, explicou o engenheiro Fábio Moreira, Secretário de Viação e Obras Públicas.
O concreto que é feito na Avenida das Torres tem uma espessura de 12 centímetros, bastante resistente aos impactos dos veículos e também para as ações do clima da região. As duas vias da avenida estão localizadas próximas a um canal, o que representou um fator decisivo para a equipe de engenharia utilizasse este tipo de pavimentação.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio