Sevop: Pavimentação da Avenida das Torres avança e começa a mudar a vida dos moradores
A Avenida das Torres no bairro Araguaia transforma-se a cada dia, e para melhor. Um trecho de aproximadamente 900 metros já recebeu a drenagem e agora recebe a pavimentação em concreto armado. A obra avança em todas as etapas. São mais de 600 metros pavimentados.
O antigo asfalto não suportou o peso do tráfego e aos poucos foi se deteriorando e com as intensas chuvas, as crateras começaram a surgir, ocasionando risco para condutores e pedestres. Por ser o centro comercial do bairro, os comerciantes também sofreram perdas ao longo dos anos.
O aposentado Raudiney Gonçalves, 73 anos, disse que a realidade dos moradores do bairro mudou completamente com a obra, pois trouxe mais comodidade e vem aumentando também o fluxo de pessoas na via, porque agora apresenta muito mais segurança para as famílias.
“Essa obra é a coisa mais maravilhosa que surgiu aqui no bairro Araguaia e alegres são aqueles que moram nesta rua que está recebendo serviço de qualidade. Deus está ajudando pra fazer esse trabalho maravilhoso, só vai melhorar a vida da população e agora eu posso sentar aqui na porta, posso dizer que a poeira acabou e só queremos agradecer a Deus”, disse emocionado o senhor Raudiney.
De acordo com o engenheiro Fábio Moreira, Secretário Municipal de Obras, a pavimentação em concreto armado apresenta como principal vantagem sua elevada durabilidade, que atinge 20 anos, sendo quatro vezes superior ao pavimento convencional de concreto. Além disso, a armação presente no interior da estrutura faz com que as peças sejam mais adaptáveis aos problemas decorrentes das diferentes características e tipos de solo existentes ao longo do trajeto.
“Temos alguns locais em Marabá que observamos que poderia ter problemas com o pavimento asfáltico devido o lençol freático ser muito alto e áreas que sofrem com alagamentos. Nestes locais passamos a adotar o concreto, pois suporta melhor a pressão e tem uma durabilidade muito maior”, explicou o engenheiro Fábio Moreira, Secretário de Viação e Obras Públicas.
Posteriormente, a finalização da pavimentação de uma das duas vias da Avenida das Torres, inicia a obra na outra via paralela. A Avenida das Torres divide três bairros, Araguaia, Km 7 e bairro Nossa Senhora Aparecida. A previsão é que na próxima semana os serviços já estejam sendo iniciados.
Texto e Fotos: Victor Haôr