Sevop: Começa a topografia para a pavimentação no Bairro da Paz
O estudo das superfícies terrestres e formas, a chamada topografia, foi iniciado na principal Avenida do bairro da Paz. Essa etapa é imprescindível para começar os serviços de pavimentação, que são a drenagem e terraplanagem. O projeto vai beneficiar moradores e comerciantes, já que a via agrega diversas atividades comerciais.
Como uma parte da via já está pavimentada, o serviço de infraestrutura será estendido por seis quarteirões, com início na Rua Almirante Tamandaré até a Pernambuco, passando pela vias Luiz Gonzaga, Adolfo Kolping, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Recife.
O topógrafo Odir da Conceição de Arruda explica a obra está em fase de levantamentos de dados, que é uma etapa importante para o êxito da obra de pavimentação. “O engenheiro precisa saber sobre as dimensões exatas e as condições apresentadas pelo terreno, onde será executada a obra, por isso a importância da realização do serviço de topografia, para que não apresente falhas futuras”, explica.
O aposentado Wilson Alves da Silva, um dos moradores mais antigos do bairro, vive a euforia de ver a rua pavimentada. “Eu estou alegre demais, é muito bom para todos nós porque antes era muito difícil, sem falar que havia um buraco aqui na minha porta e agora vai melhorar a vida de muita gente aqui na rua e adeus a lama”, falou.
O comerciante Jorge Figueira também comemora a chegada dos trabalhos de infraestrutura, pois segundo ele, devido a falta de serviços muitas pessoas evitaram o trecho, comprometendo as vendas dos vendedores.
“É uma situação difícil aqui na rua, muito transtorno e os moradores precisavam de uma revitalização, pois aqui tem muito comércio. Agora é um benefício para todos os moradores e também para a vida comercial do bairro”, comentou.
Quem também está feliz com a novidade é o Sebastião Ferreira Gonçalves. “É complicado porque no tempo do verão é poeira e no inverno é a lama. Então de todo jeito há complicações e enquanto não sai o asfalto nossas pendências são essas. Agora com o asfalto nosso coração fica transbordando de felicidade, pois nós sempre aguardamos que esse tempo fosse chegar e hoje estamos felizes demais”, revela.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio