Sevop: Pavimentação entre Folhas 21 e 27 dá continuidade ao projeto de urbanização na área da Grota Galeria
O projeto de urbanização da Grota Galeria entre as Folhas 21 e 27 tem prosseguimento com a pavimentação de ruas que dão acesso ao espaço. Nesta sexta-feira, 16, os operários trabalhavam na concretagem do último trecho da rua que liga a rotatória da Folha 16 à divisa das duas Folhas, 21 e 27.
Dois caminhões basculantes foram usados para realizar a concretagem do último trecho que já teve também todo serviço de drenagem e terraplanagem. A obra beneficia centenas de moradores das Folhas, em uma área de grande concentração de imóveis comerciais e residenciais.
De acordo com o engenheiro Fábio Moreira, Secretário Municipal de Viação e Obras Públicas, o serviço de pavimentação rígida em concreto armado é necessário, em razão do tipo de terreno, especialmente quando há registros de alagamentos ou terreno com grande absorção de água em áreas alagadiças.
“Como o nome sugere, o pavimento rígido é aquele que apresenta um elevado nível de rigidez em relação às camadas inferiores, além de uma espessura fixa como resultado da resistência à flexão das placas. As placas de cimento conseguem absorver todas as tensões das forças aplicadas, veículos e oscilações do tempo”, explica o engenheiro.
Cada placa de pavimento rígido tem espessura de 12 centímetros. O último trecho que vem recebendo o concreto inicia o processo de cura, etapa de resistência do pavimento que tem um período de aproximadamente sete dias até sua finalização.
De acordo ainda com o secretário, para que fosse feita a pavimentação até a grota galeria foi necessário retirar alguns imóveis para abrir o trecho da via. Nesses locais foi realizada a devida indenização aos proprietários para que houvesse a continuidade da obra.
“Não havia passagem e tivemos que indenizar os donos dos imóveis para que a via chegasse até a grota” explicou o secretário.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes