Sevop: Ponte, que liga as Folhas 20 e 28, está quase pronta

A obra de construção da primeira ponte sobre a grota Criminosa, que liga as Folhas 20 e 28, estás prestes a ser entregue para a população. Ela foi a primeira a ser erguida e a estrutura de concreto já se encontra em estágio de conclusão, devendo a obra ser finalizada por completo esta semana.

De acordo com o engenheiro Thiago Lobo, da Secretaria de Viação e Obras Públicas – Sevop, a ponte está praticamente toda executada, faltando apenas concretar o guarda-rodas. “Nesse momento a obra passa por um processo que chamamos de ‘cura do concreto’, que deve ser iniciado imediatamente após a concretagem, molhando a superfície do concreto, essa semana concluímos em 100%”, afirma.

A outra ponte, que liga as Folhas 21 e 27, já se encontra com as fundações executadas e essa semana avança para os serviços de concretagem das alas de apoio. “Já podemos dizer que estamos com mais de 60% das etapas concluídas e acreditamos que ainda este mês entregaremos a segunda ponte”, explica Thiago Lobo.

As novas pontes estão sendo construídas em concreto e seguirão o mesmo projeto padrão, tendo 9,2 metros de largura e 9 metros de comprimento. A pista para a passagem de veículos terá 7,5 metros e serão 1,7 metros destinados para a passarela com guarda-corpo, estrutura de proteção para os pedestres.

O cabeleireiro Romualdo Rodrigues, que trabalha na área há mais de 20 anos, está feliz com a construção da ponte porque a nova estrutura vai oferecer mais segurança para os moradores das duas Folhas, 21 e 27. “Era comum os carros caírem na grota porque a ponte era muito estreita, até ciclistas já vi caindo, sem falar que não havia passarela para os pedestres”, disse.

Romualdo Rodrigues 

A terceira ponte a ser construída vai ligar as Folhas 13 e 14. As obras devem ser iniciadas nos próximos dias. Segundo o engenheiro Thiago Lobo, a equipe estava aguardando a baixa do rio Tocantins para iniciar os serviços. “Como a área foi inundada, o terreno ainda está muito úmido, vamos aguardar mais alguns dias para iniciar a obra”, destaca.

Veja outras fotos das duas pontes em execução

Texto: Victor Haôr 
Fotos: Thiago Lobo

Acessibilidade