SEVOP: PREFEITURA CONSTRÓI 10 NOVOS CHAFARIZES NA CIDADE E ZONA RURAL
A falta de água para a população das áreas periféricas de Marabá e até mesmo no centro da cidade é uma constante. Para amenizar essa situação, a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) está construindo mais 10 chafarizes, provavelmente nove na cidade e pelo menos um já definido na zona rural, Vila Cedrinho. Desse total, três ainda não tem local.
De acordo com a Sevop, três novos chafarizes estão prontos e outros dois serão finalizados até o fim desta semana, os quais beneficiarão as seguintes comunidades: Folha 20 (localizado na Escola Augusto Morbach); na Fl. 06 (Escola Albertina); Santa Rosa (Creche do Santa Rosa); bairro São Miguel da Conquista; e Km 11 da BR 222, sentido Morada Nova.
Segundo a diretora da Escola Augusto Morbach, muita gente adentrava aquele estabelecimento para pegar água, o que ela considerava um risco o ingresso de malfeitores, que poderiam assaltar alunos e professores. A instalação do chafariz, a pedido da Associação de Moradores da Folha 20, além de facilitar o abastecimento de água à população circunvizinha, resolve o trânsito de estranhos no interior da escola.
Para o presidente da Associação de Moradores da Folha 20, conhecido como Tim-tim, o pedido do chafariz se deu em razão da falta de água naquela área, havendo necessidade de buscá-la nas folhas vizinhas. “Como havia condições de construir essa fonte aqui próximo, solicitamos ao prefeito Tião Miranda e fomos atendidos”.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nossa Senhora Aparecida, está iniciando a construção de mais um chafariz, devendo estar pronto nos próximos 10 dias. Lá, a dona de casa Daiana Moura disse que a maioria da comunidade do entorno da UBS não tem sequer poço artesiano, vai pegar água potável numa escola às proximidades ou no Posto de Saúde do Km 7. Por isso, um chafariz naquela comunidade vai ser muito bom, para que pessoas se abastecem próximas a suas casas.
Por sua vez, a também dona de casa Soibean Martins Silva, garante que será muito bom um chafariz na unidade de saúde vizinha, porque a área não dispõe de água encanada e ela, por exemplo, pega o líquido na casa de um vizinho. “Um chafariz no posto de saúde é algo bem pensado, muito bom mesmo”.