Sevop: Prefeitura dá início as obras do Pátio de Compostagem no Residencial Tiradentes

O sonho dos horticultores do Residencial Tiradentes está ganhando ainda mais forma. A Prefeitura deu inicio as obras do Pátio de Compostagem, um piso pra movimentar matéria orgânica, que produzirá fertilizante natural para serem utilizados nos plantios da horta comunitária.

De acordo com a Secretaria Municipal de Viação e Obras (Sevop), no Residencial Tiradentes, o terreno já passou por terraplenagem e agora está na fase de colocação. O Pátio terá o tamanho de 20 x 30 metros e fica aos fundos da horta que inclusive, já tem produção para atender a comunidade do local e de feiras.

Marcos Paulo Ereles, secretário adjunto da Secretaria de Agricultura.(Seagri), explica que os horticultores do Residencial Jardim do Éden também já estão sendo contemplados com a construção de um pátio na mesma proporção. Segundo ele, essa é a última etapa do projeto de compostagem em parceria com o Fundo Caixa, Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal.

“O Pátio de compostagem é essencial para a realização do processo de compostagem da matéria orgânica dos residenciais e consequentemente servirá como base de substrato para as Hortas Comunitárias implantadas nestas localidades que atende 60 famílias diretamente e cerca de 3 mil indiretamente”,  enfatiza o secretário.

As hortas comunitárias fazem parte do projeto “Põe no balde”, idealizado pela Seagri para reciclagem de resíduos orgânicos. A referida secretaria tem dado suporte aos horticultores na cobertura dos canteiros, adubos, mudas, sementes e a irrigação, bem como assistência técnica. O terreno também foi doado pela Prefeitura.

A compostagem dos resíduos que será trabalhada em Marabá é baseada no método UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e ocorre na fase termofílica, ou seja, a decomposição microbiológica da matéria orgânica ocorre em um ambiente onde as temperaturas das leiras de compostagem ficam acima de 45ºC, podendo ter picos que podem ultrapassar 70ºC. A obra está orçada em R$ 210.775,42.

Texto: Leydiane Silva 

Fotos: Aline Nascimento