Sevop: Prefeitura executa obras de drenagem pluvial no São Félix Pioneiro
A drenagem feita no trecho que dá acesso à beiro rio é exclusivamente para água das chuvas. A Semma está fiscalizando ligações de esgoto indevidas
A Prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), dá seguimento a uma série de melhorias no Núcleo São Félix. Inicialmente as obras contemplavam somente a pavimentação da Estrada do Geladinho, mas recentemente, com recursos próprios, a Prefeitura ampliou o projeto com a construção de uma ponte no PA-Geladinho e iniciou também a drenagem pluvial do acesso à beira rio.
O secretário de viação e obras, Fábio Moreira, explica que a drenagem no trecho de acesso à beiro rio, no São Félix Pioneiro, é exclusivamente para água das chuvas. As obras por lá fazem parte do projeto que foi retomado ano passado, que contempla 3 mil metros de pavimentação e qualificação da Estrada do Geladinho.
“Lá vai ser feita a drenagem pluvial, ou seja, drenagem da água de chuva apenas. Depois, o calçamento vai ser em concreto, devido a subida do rio na época da cheia”, enfatiza o secretário.
No acesso à beira rio, o momento é de terraplenagem, preparação do solo para o calçamento. O secretário ressalta que o trabalho feito pela Prefeitura nada tem a ver com a rede de esgoto, já que este trabalho não é de responsabilidade do Governo Municipal. Ele destaca que a própria tubulação utilizada seria imprópria para rede de esgoto e que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está fiscalizando os moradores que estão utilizando a rede para fazer ligações de esgoto imprópria.
“Quem constrói estação de tratamento de esgoto ou é a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) ou um financiamento do Governo Federal. A Cosanpa é que tem a concessão da água e esgoto no município, ela investe, depois cobra através das contas de água e esgoto. Se alguém fez ligação indevida de esgoto na nossa rede de água pluvial, tem de ser desligada. A Semma já está de olho nisso”, alertou Fábio Moreira.
Estrada do Geladinho
As máquinas da Prefeitura estão a todo vapor para conclusão das obras de drenagem e pavimentação da Estrada do Geladinho. São mais de 3 mil metros de pavimentação e drenagem para melhorar o acesso e o tráfego naquela região, que é de zona rural.
As obras na Estrada do Geladinho estão orçadas em R$ 1.462.091,74 e são oriundas de emenda parlamentar do ex-deputado federal Asdrúbal Bentes, com complemento da Prefeitura. A previsão da Sevop é que as obras sejam totalmente concluídas até o fim do ano. Atualmente a Prefeitura de Marabá tem mais de 100 obras em andamento na zona urbana e rural do município.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio