Sevop: Prefeitura inicia obras de contenção dos Rios Tocantins e Itacaiunas
O ponto de encontro dos rios Tocantins e Itacaiunas no bairro Francisco Coelho, o tradicional Cabelo Seco, recebeu nesta quinta-feira (29), as máquinas da secretaria de viação e obras públicas (Sevop) deram início ao serviço de colocação de aterro e terraplanagem no local, onde vai iniciar a obra de construção da continuidade da Orla.
Para realizar esse antigo desejo da população, três casas tiveram que ser demolidas e os moradores remanejados para outros imóveis recebendo o aluguel social.
O serviço de contenção vai impedir o avanço do assoreamento que vinha destruindo a estrutura das casas do tradicional bairro e urbanizar o local, já que deverá ampliar o acesso como ponto turístico da cidade. A obra vai fazer o contorno do bairro e seguir as margens do Rio Itacaiunas.
Seu Joseli Pessoa é residente antigo do bairro e disse que esperava essa obra ansioso, assim como todos os moradores. “Essa obra está boa. Se fizerem toda ela vai ficar muito bonita, nós já esperávamos esse momento. Nós todos estamos ansiosos, isso aqui vai ficar bonito e tem que ter agora mais policiamento e segurança para a população”, disse eufórico.
A obra de execução para elaboração do projeto e serviços de infraestrutura portuária e de proteção das margens dos Rios Tocantins e Itacaiunas é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Marabá e Ministério do Desenvolvimento Regional. O projeto total da obra está orçado em mais de 40 milhões de reais (R$ 42.170.000,00).
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Silva