Sevop: Prefeitura inicia obras do NEI Deodoro Mendonça, no bairro Francisco Coelho

O NEI Deodoro de Mendonça é uma das unidades escolares mais antigas de Marabá e agora vai ganhar um novo prédio

Na semana em que os moradores do bairro Francisco Coelho, popular Cabelo Seco, comemoram os 122 anos de fundação da comunidade (7 de junho de 1898), teve início a realização de um antigo sonho, a obra de construção de um novo Núcleo de Educação Infantil – NEI, que vai atender num espaço mais moderno e confortável as 101 crianças que estudam no antigo prédio do NEI Deodoro de Mendonça.

Na semana anterior foi realizado o trabalho de terraplanagem da área onde será erguido o prédio, no início da rua 5 de Abril, também no bairro Francisco Coelho. Esta semana iniciou a fase estrutural do projeto, ou seja, o trabalho das fundações das colunas, estruturas de sustentação do prédio.

O NEI Deodoro de Mendonça, atualmente está localizado na praça Francisco Coelho, na Marabá Pioneira, atendendo em apenas duas salas de aula, crianças de 3 a 5 anos, do maternal ao Jardim I e Jardim II, em dois turnos. O prédio já funcionou também como escola primária que atendia alunos da 1ª a 4ª série na década de 1980.

Francisca Rodrigues, gestora da creche

De acordo com a professora Francisca Rodrigues, gestora da escola, a comunidade já alimentava um sonho de ver as crianças estudando em outro prédio, já que o espaço da antiga escola não oferecia mais condições de trabalho e estudo.

“O bairro necessitava de outro prédio, lá (a escola) é muito antigo e não tem espaço para realizar atividades recreativas para as crianças. São duas salas de aula e apenas um banheiro para todos os alunos. Isso é um sonho de toda comunidade do bairro Francisco coelho e nosso sonho começou a ser realizado quando vimos o movimento das máquinas, ficamos todos emocionados aqui na escola porque o sonho estava se transformando em realidade”, disse bastante feliz a educadora.

O NEI Deodoro de Mendonça é uma das unidades escolares mais antigas de Marabá. De acordo com a professora Francisca Rodrigues, foram localizados documentos de ex-alunos que estudaram na escola na década de 1960. Alguns moradores do bairro também não souberam precisar o ano de inauguração da escola.

O patrono da escola, o advogado e político paraense, Deodoro de Mendonça, era secretário de governo do Estado, quando viajou pelos municípios da região sudeste na década de 1930, passando por Marabá, São João do Araguaia entre outros.

Veja mais fotos:

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade