Sevop: Prefeitura vai construir três novas pontes nas Folhas 13, 20 e 21

created by dji camera

As pontes serão construídas entre as Folhas 20 e 28, 21 e 27 e Folhas 13 e 14. O trânsito será interrompido no local e os condutores deverão utilizar um desvio.

A partir desta terça-feira (03), a Sevop inicia a obra de demolição da antiga ponte que liga as Folhas 20 e 28 na Nova Marabá e construção de uma nova ponte. Ainda esta semana, também será construída outra nova ponte ligando as Folhas 21 e 27, mais larga e com mais segurança para pedestres e condutores de veículos.

Uma terceira ponte, com a mesma estrutura das anteriores, será construída e vai fazer a ligação entre as Folhas 13 e 14. As obras começam nesta terça-feira e o trecho terá que ser isolado pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMTU), as obras devem seguir por um período de 45 dias.

As novas pontes serão construídas em concreto e terão uma largura de 9,20m e 9,00m de comprimento. A pista para a passagem de veículos terá 7,50m e 1,70m destinados para a passarela com guarda-corpo, estrutura de proteção para os pedestres.

Os moradores lembram de vários acidentes que já aconteceram em razão da antiga ponte. Eles afirmam que muitos carros já caíram na grota criminosa e até pessoas. “As pessoas já sofriam muito com a antiga ponte, é curta e precisava de uma maior porque não passa dois carros e um tem que parar e esperar o outro passar”, explicou José Maria da Costa, morador no bairro há 20 anos.

O borracheiro José Lino de Jesus, trabalha próximo a ponte há 15 anos e conta que até carros já caíram na grota. “Aí já caiu moto, já caiu carro e faz muitos anos que nós esperamos por essa ponte. Ela tem que ser mais larga e com proteção para as pessoas passarem, e agora vejo que vai sair uma ponte nova, isso é bom”, disse seu José Lino.

Trânsito

Durante a obra, o trânsito entre as Folhas 20 e 28 será interrompido. De acordo com Emanuel Cruz, diretor do DMTU, o acesso será interditado à altura da igreja Maranata na Folha 28 e na esquina da igreja Assembléia de Deus. “Vamos ter o trânsito desviado passando da Folha 28 à Folha 29, através da VE-2. E na Folha 20 poderá interligar passando pela VP-7”, explicou Emanuel Cruz.

De acordo com o engenheiro Tiago Lobo, da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), finalizando a etapa de base da ponte na Folha 28 os serviços passam para a ponte da Folha 27, no prazo de aproximadamente uma semana. “Vai causar um transtorno, mas o benefício será bem maior para a população”, esclareceu o engenheiro.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros

Acessibilidade