Sevop: Reforma da UBS Jaime Pinto entra na reta final

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jaime Pinto, no Bairro Belo Horizonte, está passando pelos últimos ajustes para conclusão da reforma do prédio, está prevista para reinaugurar no próximo mês de dezembro. A nova UBS está mais ampla e está sendo trabalhada para proporcionar mais conforto aos usuários.

No momento, os trabalhos por lá são de montagem da mobília, retoques na pintura, ajustes de tomadas, instalação das centrais de ar e de vidros. A reforma contemplou a recuperação do teto, parte elétrica, hidráulica, pintura, troca de esquadrarias (portas e janelas), troca de louças e a troca do piso de cerâmica por granitina, o que traz o benefício da durabilidade, facilidade de limpeza e manutenção.

Segundo o  engenheiro Alex Amoury, da Secretaria de Viação e Obras (Sevop) com adequações na estrutura predial, a UBS ganhou um auditório para as ações de conscientização, ambiente de esterilização, sala de arquivos e melhorias do consultório odontológico e farmácia. O chafariz também já foi reformado.

A UBS não passava por uma reforma iria completar 10 anos. A obra orçada em R$ 242.092,68, com recursos próprios do Fundo Municipal de Saúde (FMS), atende as especificidades das normas de acessibilidade NBR 9050, com banheiro pra Pessoa com Deficiência, (PcD), rampas e balcão de atendimento.

Pâmela Galvão, gerente da UBS, disse que assim como a comunidade toda a equipe do posto está com grandes e boas expectativas para a reinauguração do prédio. “Estamos aguardando ansiosamente a reinauguração”, reforça a gerente.

A UBS Jaime Pinto está funcionando temporariamente na sede do antigo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado entre a ruas Dr. Geni, Simplício Costa e Avenida Brasília. Por dia a UBS realiza uma média de 400 atendimentos.

Os serviços ofertados pelo postinho são consultas médicas na clínica geral, coleta de PCCU, enfermagem, vacina, curativo, farmácia, atendimento psicológico, pré-natal, teste de pezinho, consulta de hipertensão, diabetes, tuberculose, planejamento familiar, programa antitabagismo e ainda conta equipes do Programa de Saúde da Família. Já o serviço odontológico retornará somente no novo espaço, localizado na Rua São Luís.

 

Acessibilidade