Sevop: Secretário anuncia novo pacote de obras para 2020

Obras que estavam em andamento recomeçam a partir do período de estiagem

Mesmo com inverno rigoroso, chuvas constantes, as ações da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) não param. São várias as frentes de trabalho que continuam em pleno andamento. Cessando o período invernoso, os trabalhos de drenagem e asfalto serão retomados e cinco novos lotes de pavimentação asfáltica já estão licitados. Enquanto isso, serviços de manutenção das vias como tapa-buracos, recuperação de vias e outras frentes, que independem do tempo climático, continuam a todo vapor. O anúncio do novo pacote foi feito pelo titular da Sevop, engenheiro civil Fábio Cardoso Moreira, na ocasião da gravação do Podcast, divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Marabá, nesta quarta-feira de cinzas (26).

Atualmente, Marabá vivencia o maior programa de drenagem da história. A Sevop aproveitou o inverno para mapear as áreas que mais apresentam demanda de drenagem. “A gente vem resolvendo esses problemas de drenagem durante o verão que é o tempo propício para esse tipo de obra, e já avançamos bastante. Hoje atravessamos mais um inverno, e temos um número muito menor de reclamações do que a gente tinha no início do governo. Isso é sinal que avançamos bastante, mas ainda temos muito a fazer”, afirmou o secretário de Obras.

Maior pacote de drenagem da cidade

Fábio Moreira lembrou que desde o início do governo, a Sevop já realiza pacotes de pavimentação asfáltica nos quatro cantos da cidade. A característica desses pacotes é que eles são executados somente durante o verão, primando pela qualidade do serviço. “Às vezes a gente demora um pouco mais, porque em todos os pacotes são previstas obras de drenagem, visando maior durabilidade e eficiência na pavimentação”, detalhou Fábio Moreira, explicando que, alguns lotes já foram encerrados (os chamamos conjunto de pavimentação), e outros estão paralisados devido à época chuvosa, porém serão retomadas assim que começar o verão.

Atualmente, cinco novos lotes de pavimentação asfáltica estão sendo licitados, nos próximos dois meses será encerrada a parte burocrática do trâmite, a fim de iniciá-los assim que começar o verão, em toda área de Marabá, inclusive na zona rural.

Questionado sobre a paralisação da drenagem das Folhas 33 e 29, o secretário explica que se dá estritamente devido ao fator chuva, uma vez que, as obras das gestões anteriores que estavam completamente abandonadas foram retomadas pela Sevop. “Não temos obras paralisadas por motivo financeiro, ou outro tipo de situação, apenas pelo inverno. Serão retomadas assim que iniciar o verão”, garantiu ele.

Questionado por um internauta quanto à pavimentação da rua nas proximidades à Casa de Festa Galinha Caipira, na Folha 31, a resposta foi positiva. “Um dos lotes contempla aquela via que é importante meio de ligação. A gente consegue fazer uma ligação da VP-8 com a Rodovia Transamazônica, acreditamos que não só os moradores dessa rua são beneficiados, como toda população, como uma via de desvio de trânsito, já que o trânsito de Marabá está cada vez mais intenso”.

Secretário de Obras, Fábio Moreira

Recuperação de vias

A Sevop possui dois tipos de serviço de pavimentação, onde não há asfalto, é implantado após realizada a drenagem, e outra frente de serviço de manutenção constante, como tapa-buracos. “A conservação da via deve existir sempre, porque não adianta só aumentar a malha pavimentada é preciso conservar a que já existe. Recebemos demandas por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, como também de várias redes sociais. A Sevop atende demandas dos locais já pavimentados”, esclareceu ele.

Outra internauta perguntou durante o Podcast sobre uma vala localizada na Folha 15 Quadra 7, se há previsões de obras naquela localidade, ao que o secretário respondeu que, a Sevop já concluiu a parte que possuía um financiamento federal. “No restante implantamos obras de manutenção, limpeza, conseguimos ter uma fluência muito melhor, notamos uma grande conscientização da população, está bem mais limpa, não estamos tendo tantos problemas de alagamentos, a gente vem conservando pontualmente”.

Existe previsão também de construções de novas pontes no entorno da Grota Criminosa, ligando as Folhas 20 a 27, 21 a 28, com o objetivo também de melhorar o trânsito e fluir a grota, recuperando as placas de concreto que existiam na grota, como já estavam danificadas.

Orla 

Quanto à obra de construção do muro de arrimo da Orla Sebastião Miranda, Fábio garantiu que elas avançaram tanto na parte do Bairro Francisco Coelho, o Cabelo Seco, como no Amapá. “Conseguimos praticamente concluir a fundação, só que devido às chuvas, o nível do rio subiu, a gente vai ter de esperar baixar, mas a obra não está parada, a inércia é apenas visualmente no local, porém a empresa vem confeccionando as placas de pré-moldados para quando o nível baixar, a obra poderá ser retomada e ainda ser concluída no próximo verão”, disse o engenheiro civil.

HMM

Sobre as obras de ampliação do Hospital Municipal de Marabá (HMM), onde está sendo construída uma Lavanderia, atualmente o serviço se encontra na parte de urbanização, com previsão para entrega em abril. A obra contempla até mesmo a modernização das máquinas de lavar.

Agora, a Sevop está também na fase final de orçamento para construção de um novo pronto socorro, também anexo ao HMM. “Esperamos um avanço muito grande na organização, na logística de pessoal permitindo um funcionamento muito mais eficiente para os pacientes do Hospital.

Serviços de recuperação de vicinais na zona rural

Zona Rural

Embora a zona rural do município tenha uma extensão grandiosa, os serviços não param por lá.  Não somente em escolas, como também conservação de estradas, para garantir o acesso e o escoamento da produção, que se intensifica mais durante o verão. “A Sevop realiza recuperação bueiros, pontes e travessias. Durante o inverno se faz necessário também serviços, porém numa proporção menor. No próximo verão retomamos, já mapeamos os pontos, trabalhando em parceria com a Semed com as rotas escolares sob controle, e garantindo sempre o escoamento dos alunos”, ressaltou o secretário.

Melhorias

Para Fábio Moreira, as obras vão além da engenharia, perpassando pelo processo de humanização. “Notamos que há um envolvimento completo da prefeitura, secretarias, conseguimos trabalhar em conjunto para humanizar. É fundamental a conservação, o carinho que o prefeito [Tião Miranda] tem em cada ponto da cidade. O município não se faz só de grandes obras, o dia a dia da população é fundamental, muitas vezes para as pessoas um buraco recuperado, uma rua iluminada, uma praça é importante. Temos uma preocupação geral de grandes a pequenas obras, porque tudo o morador de Marabá usufrui”, salientou ele.

Ainda este ano, a Sevop vai elaborar o projeto da nova ponte sobre o Rio Tocantins entre a Folha 33 e o Bairro Jardim Belo Horizonte, onde o projeto está sendo licitado. “Será marcante na cidade de Marabá, essa obra é para quem tem visão de um futuro, para que o trânsito de Marabá continue fluindo e não vire o trânsito das grandes capitais que as pessoas não conseguem se locomover. Não há distinção de uma obra ou outra, todas vão continuar em sintonia e esperamos um 2020 de muito sucesso”, almejou ele.

Veja mais fotos:

Texto: Emilly Coelho
Fotos: Secom PMM

Acessibilidade