Sevop: Trecho da Grota recebe iluminação e beneficia moradores com novo espaço de lazer
População aproveita o novo espaço para prática de atividades físicas, como corrida e caminhada.
A obra de iluminação de um trecho de 560 metros da Grota Criminosa, que corta as Folhas 23 e 26, na Nova Marabá, foi finalizada recentemente, pela Prefeitura de Marabá. O local agora mais seguro e valorizado, serve como área de lazer e esporte para população, que está aproveitando e praticando caminhadas. Sem contar que o sistema de iluminação melhora ainda o aspecto visual da cidade em toda sua extensão. O serviço está orçado em R$ 255.490,13.
Para o engenheiro eletricista da Sevop (Secretaria de Viação e Obras Públicas), Deive França Duarte, trata-se de uma obra de iluminação que foi feita para melhorar a qualidade do ambiente, onde foram instaladas 38 luminárias, do tipo vapor metálica branca, que é mais clara, a fim de melhorar a visibilidade e realçar mais as cores.
“A gente vê que essa obra melhorou muito até na mobilidade das pessoas, além da segurança que teve um efeito bem imediato, porque aqui era muito escuro. Assim que finalizou percebemos que a movimentação aqui no trecho melhorou bastante. Foi um investimento que o prefeito [Tião Miranda] fez questão de fazer para poder melhorar essa área da grota criminosa”, explicitou.
Os serviços de melhoria, manutenção e substituição de lâmpadas é feito por uma empresa terceirizada contratada pela prefeitura. “Depende muito da população reclamar e cobrar os pontos necessários para manutenção. Queimou é só ligar no telefone da iluminação pública”, ressaltou o engenheiro eletricista.
O aposentado Francisco dos Santos, de 78 anos é morador há 28 anos da Folha 23, às margens da Grota Criminosa. Ele estava fazendo caminhada na noite de quinta-feira (18) no trecho da grota Criminosa já iluminado. Para ele, a iluminação foi de grande importância. “Porque antigamente era tudo turvo, a falta de iluminação causava mais perigo para sociedade, principalmente pra gente que mora ao lado da grota. Agora com a iluminação multiplicou a melhoria pra nós. Minha casa valorizou mais com a obra. E melhorou até minha autoestima porque já estou idoso e preciso de um local para praticar esporte”, destacou ele.
A professora Antônia de Jesus, 41, é moradora da Folha 23 há 21 anos. Ela mora na Rua conhecida como Rua do Cavalo, porque não havia saída. “Antes a gente fazia caminhada e já voltava cedo para casa, em função da escuridão. Fico agradecida. Sou do tempo que passávamos em cima da ponte de madeira e não tinha saída para nada. Quero agradecer a prefeitura, a gente sabe que é um dever, mas foi um trabalho maravilhoso que beneficiou toda comunidade do entorno da Grota Criminosa. É um diferencial muito grande! ”, enalteceu ela que aproveita a noite para fazer caminhada, porque trabalho muito durante o dia.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio e Alex Barros