Sevop: Vias da Folha 29 recebem pavimentação em concreto
A dona de casa Vânia Sousa mora há 25 anos na Folha 29, núcleo Nova Marabá. Ela compartilha que está satisfeita porque a pavimentação chegou a sua rua, que fica entre as Quadras 11 e 21. Segundo ela, essa espera fez muitas pessoas pensarem na hipótese de se mudar do lugar, o que mudou com a chegada da pavimentação.
“As casas foram mais valorizadas. As pessoas que estavam pensando em vender as casas já não querem mais vender porque o asfalto chegou. Mas graças a Deus passou. Foi uma espera longa, mas saiu o asfalto”, ressalta a moradora.
Outra melhoria que ela aponta é que as crianças passaram a ocupar mais a rua em frente às suas casas e deixaram o lugar mais movimentado. “Vai melhorar porque as crianças não brincavam, já estão brincando aí de skate, de patinete, de pipa, de tudo. Eles gostam de brincar à tardezinha. Pode vir aqui que a rua está lotada de criança. Está mais animado”, reitera.
De acordo com a Secretaria de Viação e Obras Públicas de Marabá (Sevop), além da pavimentação em concreto, a obra contou com a implantação de meio-fio e calçada. A drenagem profunda já havia sido realizada, o que ajuda no escoamento da água, evitando os alagamentos.
A gerente de vendas Francilene Amorim comemora a chegada da pavimentação em sua rua. Para ela, a melhoria valorizou a via, ajudou principalmente para o transporte e para seus filhos que passaram a ter mais espaço para brincar. Ela conta como era a vida antes da pavimentação.
“Muita lama, muita poeira. Dentro de casa ficava muito empoeirada, dava muito trabalho. A gente tinha que fazer serviço todo dia. A gente já faz, mas era mais frequente por conta da poeira que entrava mais em casa. Agora diminuiu muito nessa questão. Fica melhor de sair de casa com a moto, com o carro também. Além de terem feito o asfalto, eles também frisaram muito nessa questão de iluminação. Então, além do asfalto, a iluminação também está ótima na nossa Folha 29”, avalia.
A espera valeu a pena para a aposentada Maria das Graças Rocha, que acompanhou de perto as obras.
“Quando eu vi os homens medindo aí, até fiquei mais animada, pensei ‘agora o negócio vai sair’. Aí fizeram. Mas está bom, muito melhor do que estava. Tinha muita poeira e lama quando chovia. Agora está melhor”, destaca a aposentada.
Outra via da Folha 29 que recebe a pavimentação em concreto é a rua entre as Quadras 7 e 8 onde também serão construídas as calçadas.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento