Sevop: Vila Santa Fé recebe manutenção de estradas vicinais
Vários pontos de estradas vicinais da Vila Santa Fé, localizada a 72 km de Marabá, estão sendo recuperados pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop). Além disso, as pontes de madeiras que foram deterioradas no período invernoso, estão sendo substituídas por bueiros. Já foram contabilizados cerca de 30 metros de bueiros implantados naquela localidade. A recuperação de estradas facilita o escoamento da produção de 13 Projetos de Assentamentos (PAs), pertencentes a Vila Santa Fé, como também melhora o tráfego de alunos para as escolas.
Para a recuperação de estradas da zona rural são utilizadas duas retroescavadeiras e duas caçambas. Após a recuperação de vias, elas recebem serviço de cascalhamento. Depois da manutenção, as condições de uso das estradas melhoram significativamente. O vereador Mariozan Quintão, afirma que com sol ou chuva, os trabalhos não param. Sobretudo, esta semana, os trabalhos nas localidades do interior foram intensificados.
“São duas retroescavadeiras e duas caçambas trabalhando em recuperação de atoleiros. São muitos, ainda não tivemos oportunidade de recuperar todos os pontos danificados que surgiram. A gente está recuperando esses pontos, colocando cascalho, outros lugares trocamos as pontes de madeira que romperam por bueiros”, explica o parlamentar.
Somente esta semana foram contabilizamos cerca de 30 metros de bueiro na região da Vila Santa Fé, com manutenção beneficiando os PA’s Carajás, Tamboril, Bom Jardim, Morajuba, Talismã, Cabo de Aço, Padre Josina, Ritinha, Jatobá I e II, Rancho Rico, Igarapé Vermelho, Dourada, no total são 13 comunidades que recebem as benfeitorias.
Para reforçar a recuperação de vias, uma máquina patrol vai auxiliar o trabalho naquela localidade, prevista para iniciar os trabalhos no início de junho. “A ideia é recuperar a maior quantidade de estradas possíveis, para que os alunos possam transitar tranquilamente, com segurança, além do produtor escoar sua produção”, ressalta Mariozan Quintão.
Na região da Vila Santa Fé, um dos principais produtos a serem escoados pelas estradas recuperadas é o leite, além do açaí que está no período de safra, gado e outros itens da agricultura familiar. “O açaí é uma das principais economias da Vila Santa Fé. A prioridade para nós que somos ruralistas é a estrada. Eu me preocupo muito com isso”.
Ainda falando da Vila Santa Fé, duas escolas estão quase concluídas, a São Raimundo no PA Cabo de Aço, e Santa Terezinha no PA Padre Josina, além do NEI Santa Fé, construído no estilo Steel Frame. As obras de reforma do Posto de Saúde da Vila Santa Fé também foram retomadas.
O vereador Mariozan Quintão também destinou uma emenda impositiva no valor de R$ 135 mil para retomada da Praça da Vila Santa Fé. Através de suas emendas torneios também são realizados, onde são fornecidos uniformes para 20 clubes daquela zona rural. Recentemente foi firmada parceria com a empresa Buritirama para melhorias de comunidade Vila Santa Fé, Capistrano de Abreu e Três Poderes.
Atualmente na Vila Santa Fé residem aproximadamente 7 mil habitantes.
Texto: Emily Coelho
Fotos: Divulgação