Sicom: Equipe da gestão municipal visita ampliação de empresa do polo industrial de Marabá
Nesta terça, 4 de junho, o vice-prefeito Luciano Dias, o chefe de gabinete Walmor Costa, o secretário de Indústria e Comércio Caetano Reis, demais representantes da Secretaria de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom) e integrantes da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), realizaram visitas técnicas em duas fábricas siderúrgicas no Polo Industrial de Marabá, Siderúrgica Norte Brasil (Sinobras) e Correias Mercúrio, com o objetivo de conhecer os trabalhos de ampliação dessas empresas e fortalecer vínculos entre a Gestão Municipal, Associações e indústrias que investem no município.
“É uma região estratégica do país para a ampliação do nosso negócio e a entrega dos nossos produtos. A nossa matriz da Mercúrio, hoje é em Jundiaí, mas a maioria das nossas correias transportadoras de grande porte são aplicadas principalmente no norte do país e Marabá, estrategicamente, está próximo desses mercados. Nós estamos fazendo o segundo maior investimento na ampliação da história da empresa, e essa ampliação vai diversificar os nossos produtos. Além de fazer, a gente vai empregar em torno de 200 a 270 colaboradores nessa ampliação da fábrica. Então, para nós, é cada vez importante investir nessa região, porque é uma região que te proporciona um maior potencial de crescimento com o negócio” destaca Daniel Oliveira, atual gerente de operações da planta industrial da empresa Correias Mercúrio em Marabá.
Para o vice-prefeito Luciano Dias, que já havia feito a visita técnica na empresa Correias Mercúrio logo após a abertura, em 2016, a ampliação de uma indústria referência nacional é um passo considerável ao município.
“Essa visita hoje aqui no Distrito Industrial acrescenta muito para a gente, porque observamos que as empresas estão investindo em Marabá e no Brasil. Por exemplo, com esta empresa duplicando a capacidade de produção, vai empregar mais pessoas, além de gerar renda para o município, aumentando os investimentos aqui em nossa região. A Correias Mercúrio está aumentando em 50% a capacidade de produção para atender um mercado que é global. E a gente fica mais feliz com isso porque cada vez que alguém investe aqui, novos empregos são gerados e isso aumenta o desenvolvimento regional”, pontua.
O vice-prefeito também reitera sobre a importância da implantação de mais empresas na região.
“Melhor será o cenário de desenvolvimento econômico na região. Então a gente sonha com o crescimento, com aplicação no polo metal mecânico. Nós agradecemos muito essa parceria e confiança, tanto da Correias Mercúrio quanto da Sinobras”, conclui o vice-prefeito Luciano Dias.
A visão também não diferente para o Chefe de Gabinete, Walmor Costa, que também esteve presente para conhecer de perto as ampliações industriais em Marabá.
“Hoje nós tivemos a oportunidade de visitar duas plantas novas. Isso é um marco para a cidade de Marabá e duas plantas com grande poder de tecnologia. Hoje, tanto na Sinobras, como na Correias Mercúrio, nós vimos duas plantas com a tecnologia que tem de melhor no mundo. E o que isso traz de bom? Uma mão de obra qualificada e isso está qualificando Marabá. As pessoas vão ganhar melhor e, além disso estão adquirindo conhecimento para trabalhar nestas empresas. Nós vimos aqui uma alta tecnologia e hoje, tecnologicamente falando, é coisa de primeiro mundo”, contribui.
Recentemente empossado no cargo, o Titular da Sicom, Caetano Reis, destaca a presença e as boas relações entre a Prefeitura e as indústrias.
“Inicialmente é muito importante fazer uma visita empresarial como essa aqui, não só para a gente se apresentar como o novo secretário da Sicom no município, mas também para conhecer essa ampliação de capacidade que a própria indústria aqui, tem feito no município de Marabá. E isso traz mais contratação de mão de obra, mais empregos que estão sendo gerados. E isso só mostra a capacidade e a vocação do nosso Polo regional, que é Marabá. E por ser uma espécie de entroncamento entre várias cidades, é de fato rota de passagem e torna-se também instalação de várias empresas e indústrias, como a Correias Mercúrio, uma das maiores da América Latina e tem aqui na nossa cidade. Então isso é motivo de muito orgulho para nós”, frisa o Secretário.
As relações também são essenciais para a Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), como aborda o Diretor de Marketing, Denis Rocha, também Presidente do Conselho de Jovens Empresários (Conjove), uma iniciativa para instigar e orientar jovens empreendedores do município.
“A ACIM sempre trabalha essas pautas propositivas que foquem no desenvolvimento da cidade, porque somos uma entidade que busca a melhoria e fomento na região através do comércio e indústria, e a Correias Mercúrio vem para Marabá, com uma planta muito moderna e que leva o nosso produto que sai de Marabá para o Brasil e mundo”, salienta.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio