Sicom: Sala do Empreendedor já realizou mais de mil atendimentos em 2021

(9 de março de 2021)

São mais de 50 serviços oferecidos, entre orientações com os órgãos, declarações de faturamento, emissão de comprovante de CNPJ, geração de inscrição municipal, nota fiscal, expedição de licença sanitária e ambiental, entre outros.

Desde o início do ano a Sala do Empreendedor já realizou 978 atendimentos e auxiliou na abertura de 42 novos Microempreendedores Individuais (MEIs) no município. A Sala do Empreendedor é um projeto incentivado pelo Sebrae, que existe em todo o Brasil, foi reativado em Marabá, no segundo semestre de 2017.

É composta por contador, administrador, representantes da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Secretaria do Meio Ambiente (Semma), Secretaria de Gestão Fazendária (Segfaz), Departamento de Vigilância Sanitária (DIVISA), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e Postura.

São mais de 50 serviços oferecidos, entre orientações com os órgãos, declarações de faturamento, emissão de comprovante de CNPJ, geração de inscrição municipal, nota fiscal, expedição de licença sanitária e ambiental, cartão de segurança, alvará de funcionamento provisório, vistorias, isenções, cobrança de taxas, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional, licitações, palestras, dúvidas, entre outros.

Hoje, se um empreendedor individual chegar à Sala do Empreendedor com a documentação completa, ele já sai com a análise de viabilidade e, muitas vezes, com um alvará provisório de localização.

Também são realizadas palestras para empreendedores. A mais importante delas é a de “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, que é exigida para alguns tipos de negócios. A sala também realiza palestras com estudantes sobre empreendedorismo, desenvolvimento, emprego e renda. Há também a intenção de realizar ações itinerantes nos diferentes núcleos do município, mas que estão paradas no momento devido a pandemia.

A Sala funciona junto a Secretaria de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom). Além da orientação, a Sala do Empreendedor a Sicom também atua na geração de emprego, a partir da busca de novos empreendedores; a desburocratização, ao facilitar a criação de MEI’s e de micros e pequenas empresas; entre outros.

Texto: Osvaldo Henriques