Gestão: O administrador Caetano Reis assume Sicom e Semtur
O novo titular da Secretaria de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom) e da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) é o Caetano Candido dos Reis Neto, mais conhecido como Caetano Reis, de 43 anos. Ele veio de Belém no ano de 2005, graduado em Administração de Empresas, ênfase em Marketing, com o intuito de empreender. Aliás, a veia empreendedora veio do pai, que já atuava no ramo de Combustíveis e Distribuição na capital e aqui em Marabá.
Além da graduação, é pós-graduado em Gestão de Franquias, em Gestão Empresarial e em Gestão em Vendas. No ramo profissional, é franqueado da empresa de cursos profissionalizantes Microlins, há 18 anos. Tem uma lavanderia, uma agência de empregos e o Circuito Empreendedor, que é voltado para eventos empresariais. Caetano também faz parte do Conselho Estadual de Administração e é diretor da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim). Entre 2013 a 2018 foi diretor do Conselho de Jovens Empresários de Marabá (Conjove), onde ajudou a criar a promoção ‘Liquida Geral’, que já tem oito anos. Além disso, em 2018, foi coordenador de Desenvolvimento Econômico na Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Estado do Pará.
“Tive a oportunidade de abrir a franquia da Microlins aqui no sul do Pará. A nossa foi a primeira aqui e depois se multiplicou para outras 10, que estão espalhadas aqui na região. Eu costumo dizer que aqui tem um sol para cada um. Vai da pessoa querer trabalhar”, pontua.
Como uma pessoa ativa que é, já atuou também na área social. Fez parte do corpo diretivo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e é Rotaryano, e já foi até foi presidente do Rotary Club. “Tenho raízes fortes aqui e não quero ir embora”, reitera.
Vínculo com Marabá
Caetano conta que a ligação dele com Marabá é muito forte, inclusive as cinzas do pai, que chegou a morar aqui e faleceu há 10 anos, foram jogadas no encontro dos rios Tocantins com Itacaiúnas. “Temos muitos amigos aqui. O prefeito era amigo pessoal do meu pai, de jogar baralho e me convidou agora para assumir a pasta”, reitera, destacando a expectativa para os próximos anos de trabalho.
“Vamos tentar seguir o que já estava planejado dentro da pasta, junto com a própria equipe, inclusive estamos debruçados sobre alguns trabalhos, principalmente a Feira Internacional de Turismo que acontecerá em Belém no mês de junho, onde temos dois stands”.
Já na pasta de indústria e comércio, ele afirma que o foco vai ser nesses empreendimentos de iniciativa privada que vão ter no município. “Temos que ter o cuidado para privilegiar os marabaenses, principalmente na questão da contratação da mão de obra local, como também na prospecção das empresas locais para que elas possam atender essas grandes empresas, que estão chegando para prestar esse serviço. Não só na duplicação da ponte do São Félix, mas também a própria ponte do Itacaiúnas, projetos da Vale e da Sinobrás. O legado é pegar o fio do legado que o Ricardo deixou”, explica.
O novo secretário relata que Marabá tem modais de desenvolvimento logístico, que poucas cidades do planeta têm, como hidrovia, ferrovia e aeroporto, onde serão feitos investimentos, e a rodovia, que foi privatizada. “O potencial da cidade é fantástico, é gigantesco. Torna Marabá polo por isso a gente veio para cá”, conclui.
Grande momento
Além do grande momento profissional, Caetano vive a alegria da espera de filhos gêmeos. Casado com a belenense Isabela Mendes Lobato Reis, que ele conheceu na faculdade. Eles vieram para Marabá quando ainda eram namorados. ““Eu liguei para o pai dela e a pedi em casamento. Falei também com o meu pai e ele falou ‘tá certo, vamos lá’ e então casamos em 2006. Já temos 17 anos de casados e agora ela está na primeira gravidez e vamos ter gêmeos, um menino e uma menina. Eu brincava que queria ter gêmeos e ela falava – não é você que vai segurar, né? – vou segurar depois que nascer”, brinca.
Para saber mais acesse as redes sociais:
https://instagram.com/sicom.maraba?igshid=MmJiY2I4NDBkZg==
https://instagram.com/semtur.maraba?igshid=MmJiY2I4NDBkZg==
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Nathália Costa e arquivo pessoal