Sicom/Semtur: Perspectivas para 2024 prometem alavancar comércio, indústria e turismo em Marabá
Durante o ano de 2023, as Secretarias Municipais de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom) e de Turismo (Semtur) somaram avanços importantes nas áreas de atuação, como visitas técnicas no polo industrial de Marabá, fortalecendo vínculos com a Gestão Municipal; recorde de atendimentos na sala do empreendedor e Sine; além de serviços importantes como o treinamento para o Cadastur, programa de qualificação e apoio a empresas de turismo; sediamento de eventos para fomentar o turismo regional, e a implantação de placas com QR Code em pontos turísticos da cidade.
Para o administrador das duas pastas, Caetano Reis, empossado em maio de 2023, os trabalhos da Sicom são fundamentais para o município, já que a Secretaria lida com a chegada de novas empresas, sejam comerciais ou prestadoras de serviços, como também às terceirizadas para as Secretarias Municipais. Já a Semtur fomenta, além do turismo de negócios que já existe em Marabá, o turismo de lazer, onde os cartões postais da cidade entram em foco, como a Orla da cidade e a Praia do Tucunaré, por exemplo.
Os avanços deste ano devem continuar de forma gradativa e sempre integrada, já que os setores do comércio, indústria e mineração fomentam o turismo em Marabá, e vice-versa.
“No ano passado, a gente fez algumas visitas no setor industrial e, neste ano, nós vamos nos dedicar ao setor comercial, até mesmo para ouvir e poder atender alguns anseios dos empreendedores da cidade, visto que em 2023 a empregabilidade em Marabá foi muito alta, inclusive a Sala do Empreendedor de Marabá foi a número 1 no Estado e o Sine foi um dos melhores em quantitativo, a nível estadual”, aborda o Secretário.
Sicom
O titular pontua ainda sobre as influências que devem estimular ainda mais o comércio em Marabá este ano, como a conclusão de várias obras da Prefeitura, bem como o pagamento em dia de fornecedores e funcionários públicos municipais, além das frentes de obras de duas pontes, uma sobre o Rio Tocantins, realizada pela Vale, e outra sobre o Rio Itacaiúnas, realizada pela Prefeitura de Marabá em parceria com o Governo do Estado.
“Algumas obras vão trazer mais mobilidade, mais emprego e mais circulação de pessoas, como o Terminal de Integração, que deve ficar pronto em breve, promovendo mais agilidade, não só para aqueles que dependem do transporte para ir ao trabalho, mas também os que precisam deste para ir às compras. Isso faz com que o comércio tenha um maior investimento por parte dos empresários, os que o sustentam”, reitera.
Além disso, as visitas técnicas em 2023 no Polo Industrial de Marabá serviram para reforçar a parceria entre a Prefeitura e indústrias locais, como também para celebrar os avanços e ampliações, o que promove aumento de empregos.
“A Sinóbras já teve a ativação, de maneira gradual, do seu projeto ‘Laminação 2’, agora no início do ano, Com isso, a perspectiva é aumentar a contratação para essa ampliação nessa indústria e, por conseguinte, mais geração de empregos para Marabá. Há também uma obra que faz parte do Projeto Tecnored, uma joint venture (consórcio) entre a Vale e a Sinóbras, que vai desenvolver iniciativas sustentáveis na produção industrial. Ou seja, menos impacto ambiental no município, sem deixar de produzir e gerar renda”, explana Caetano.
Semtur
Para o Secretário, Marabá não deixa de ser a cidade de conexão para outros municípios, sendo o Aeroporto, que recentemente foi privatizado, um dos principais meios de transporte para o turismo local, principalmente o de negócios, predominante no município. Segundo Caetano, a desestatização no Aeroporto deve colaborar para a realização de ampliações físicas e na quantidade de voos.
“Hoje, a cidade Marabá acaba sendo um polo regional e também logístico, já que muitas pessoas passam por aqui para pegar o avião. Percebemos que, por conta das obras de infraestrutura no ano passado, a gente chegou a mais de 90% de ocupação dos nossos leitos de hotéis na cidade. Então para esse ano de 2024 a gente quer fomentar novos empreendedores no setor do turismo, como hotéis, abertura de empresas de receptivo, agências de viagem, etc., principalmente com a privatização do nosso Aeroporto que só tende a ampliar o fluxo de viagens e conexões por Marabá”, garante.
O secretário também assegura que haverá um trabalho que visa conectar Marabá mais ainda dentro do cenário de turismo de lazer, aperfeiçoando a sinalização e a infraestrutura nos balneários, como a praia do Tucunaré e a Orla, por exemplo.
A Sicom e Semtur estão localizadas no Prédio do Sine e Procon, na Rua 5 de Abril, Marabá Pioneira.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes