Sicom: Aumento de atendimentos no Sine representa balanço positivo em 2022
O ano de 2022 foi positivo para o Sistema Nacional de Emprego de Marabá (Sine). O serviço registrou aumento significativo nos números gerais de atendimento. Para se ter uma ideia, as pessoas empregadas por meio do serviço passaram de 118 em 2021 para 305 em 2022.
O crescimento também ocorreu no número de trabalhadores que se inscreveram no Sine Marabá em busca de emprego. Em 2021, foram 1.592, número que aumentou para 2.380 em 2022. O crescimento foi de 29%.
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Já os dados de atendimento geral mostram que os trabalhadores buscaram mais o Sine em 2022, com mais de 20 mil atendimentos realizados, representando um aumento de 30% em relação ao ano anterior.
O crescimento também ocorreu na confiança dos empregadores no serviço disponibilizado pelo Sine. Em 2021, foram 721 vagas ofertadas por meio do painel de vagas, passando para 864 em 2022.
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“Nós tivemos um aumento de aproximadamente 15% no volume dessa parceria. Isso indica que o Sine está buscando fortalecer essa parceria com o empregador marabaense, exatamente para que a gente possa ter um volume maior de oferta de vagas através do sistema. Isso facilita com que o trabalhador localize essas vagas em apenas um local sem ter que andar pela cidade em busca dessas vagas”, destaca o coordenador do Sine Marabá, Reinaldo Barbosa.
Entre as áreas que mais disponibilizam vagas por meio do sistema estão: prestação de serviços, comércio e construção civil.
Para se cadastrar no sistema do Sine, a pessoa interessada deve procurar a sede do serviço localizada na Marabá Pioneira, em frente à Praça Duque de Caxias, ao lado do Procon, portando os documentos pessoais, comprovante de residência e carteira de trabalho física ou digital. O cadastro também pode ser feito pelo aplicativo Sine Fácil.
As pessoas que estão em busca de emprego também podem acompanhar o site da Prefeitura de Marabá e as redes sociais onde é postado o Painel de Vagas. De acordo com a necessidade do empregador, o Sine pode realizar convocação dos interessados com perfil para as vagas.
“Que é verificar dentro dos nossos sistemas os trabalhadores que têm o perfil daquela vaga que está sendo divulgada. Aí fazemos a convocação, o contato com o trabalhador e verificando se ele tem interesse na vaga, solicitando que ele venha ao posto para pegar uma carta de encaminhamento”, pontua o coordenador do Sine Marabá.
O Sine é vinculado ao gabinete da Prefeitura, comandado por Walmor Costa. Ele destaca a importância do serviço por ser o melhor canal por onde a pessoa que busca uma colocação no mercado de trabalho pode encontrar uma oportunidade.
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“Às vezes a tua qualificação não é adequada para o local que você distribui currículo. No Sine, não. Você é padeiro? A padaria vai lá no Sine, se cadastra e diz ‘olha, estou precisando de padeiro’. Então, é por isso que eu digo, é o melhor canal e é o canal direto entre quem está procurando o emprego. Prova disso é que o Sine Marabá atendeu mais de 20 mil pessoas em 2022”, pontua o secretário.
Para 2023, o Sine quer ampliar os serviços de orientação para entrevistas, de prestação de informações, qualificação e capacitação aos interessados em buscar uma vaga de emprego, além de seguir com palestras e outras ações.
“Nós sempre falamos ao trabalhador que continue buscando, que ele procure o Sine, que é a ferramenta que está a disposição dele. Que ele se sinta bem, que ele se sinta acolhido e tenha a oportunidade de buscar no Sine um atendimento de qualidade e daqui ser encaminhado para um trabalho. Nós queremos que ele continue confiando no Sine, que certamente o ano de 2023 será um ano de muitas oportunidades”, finaliza Reinaldo Barbosa.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio