Sicom: Sine vai promover oficinas para capacitar quem busca primeiro emprego
O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Marabá, vinculado à Secretaria Municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom), vai realizar oficinas gratuitas, voltadas para o público que ainda não ingressou no mercado de trabalho, nos dias 6 e 10 de março, a partir das 8 horas.
Os encontros serão conduzidos pelas equipes do Sine e sete estagiários do curso de Psicologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), abordando temas relevantes, como preparação de currículos, vestimentas, comportamento na entrevista de emprego, entre outros.
Segundo o coordenador do Sine, Reinaldo Barbosa, essas oficinas são promovidas anualmente com a finalidade de preparar pessoas a partir de 18 anos, que buscam o primeiro emprego em Marabá.
“O trabalhador quando procura o primeiro emprego, na maioria das vezes, tem dificuldade até em montar o seu currículo, além da forma de se portar diante de uma entrevista. E o objetivo dessas oficinas é trazer ao trabalhador um preparo, uma capacitação, para que ele se sinta mais seguro e mais confortável na hora que chegar para uma entrevista de emprego. Isso vai certamente aumentar as possibilidades dele concorrer àquela vaga, ou até mesmo de ocupá-la”, enfatiza.
Aumento de atendimentos no Sine representa balanço positivo em 2022
Vale ressaltar que em 2022, dos 20.095 atendimentos realizados no Sine, 30% foram para o primeiro emprego e 864 vagas em Marabá foram cadastradas na plataforma do órgão no ano passado, uma média de 23 pessoas por vaga.
“A gente tem tido uma grande dificuldade em fazer a inserção do nosso próprio povo marabaense dentro das empresas, e quando essas pessoas não estão capacitadas e não conseguem elaborar o seu currículo, eles acabam perdendo oportunidade por uma pessoa que vem lá de fora, que já está mais preparada e acaba ocupando essa vaga. E, aqui no Sine, nós estamos nos preparando para orientá-los e conseguir alavancar, dentro da nossa cidade, o maior número de empregos para os nossos jovens, que estão em busca da sua primeira oportunidade”, enfatiza Iloyane Cavalcante, assistente administrativa do Sine e supervisora dos estagiários.
Segundo ela, a palestra é aberta para todos que ainda não conseguiram ingressar, de alguma forma, no mercado de trabalho, com o objetivo de inserí-los o mais rápido possível.
“A gente pretende entender como esses jovens estão se inserindo no mercado de trabalho, e entender os desafios, e contribuir para que eles possam aperfeiçoar o currículo, se preparar para entrevistas para que eles consigam boas oportunidades”, pontua a estudante de psicologia, Vanessa Sousa, estagiária no Sine.
Serviço
Para se cadastrar no sistema do Sine, os interessados devem procurar a sede do serviço, com os documentos pessoais, comprovante de residência e carteira de trabalho física ou digital. O cadastro também pode ser feito pelo aplicativo Sine Fácil. Além disso, é possível acompanhar o painel de vagas, diariamente, pelo site da Prefeitura de Marabá, e de acordo com a necessidade do empregador, o Sine pode realizar a convocação dos interessados, por meio dos contatos fornecidos no ato de cadastro.
O Sine conta com 6 profissionais envolvidos no atendimento ao público, sendo duas recepcionistas para orientá-los sobre os serviços disponíveis na unidade, duas atendentes para o cadastro na plataforma para concorrer às vagas e mais duas no setor de encaminhamento. O horário de atendimento do Sine é de segunda a sexta, das 8h às 14h.
Os contatos podem ser feito via telefone no (94) 3322-2121 ou pelo e-mail admsine@hotmail.com
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio