Sine: Órgão vai adequar novos serviços e pretende aumentar ranking de empregabilidade
Nova gestão pretende aumentar o ranking da empregabilidade, ampliando as mais de 300 parceiras com os empregadores
Com um média de 1.500 encaminhamentos a vagas de emprego por mês, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Marabá está sob nova gestão, cujo maior compromisso é adequar o órgão à Lei 13.667/2018, afim de retornar alguns serviços essenciais e, ao mesmo tempo, buscar compartilhar a gestão e a manutenção do órgão com o Estado e União.
De acordo com o atual gerente, David Simões Viana, no início, o custeio do Sine praticamente não dependia de Marabá e o órgão dispunha até de um carro. Hoje, 100% das despesas vêm do município. “Estado e União só mantém o sistema operacional, software”, observa, afirmando que para mudar essa realidade terá de adequá-lo à nova legislação.
Além do compartilhamento das despesas, o Sine Marabá perdeu a emissão de Carteira de Trabalho e habilitação do trabalhador ao Seguro Desemprego, atividades normais do Sine em todo o Brasil. O serviço básico de cadastro e encaminhamento de pessoal a emprego, continua sem alteração.
A adesão aos novos padrões, observa o gerente, deverá originar a criação do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e do fundo financeiro para receber recursos do Estado e União. E, ainda, o Sine deverá estar subordinado a algum órgão da administração direta municipal ou ganhar status de secretaria.
Atualmente a taxa de efetivação dos encaminhamentos chega em torno de 30% desse total, isso acontece porque o empregador, para cada vaga, solicita o envio de até cinco pessoas, dentro do perfil profissional, para triagem na empresa e até cadastro de reserva. Outro desejo da nova gestão é aumentar o ranking da empregabilidade, ampliando as mais de 300 parceiras com os empregadores.
Outro foco é reduzir a concorrência com sites de oferta de emprego, esclarecendo aos empregadores, que eles colaboram com o Fundo de Amparo ao Trabalhador, por isso têm direito aos serviços oferecidos pelo Sine, dispondo das vantagens do contato direto e melhor estrutura.
Mais informações: 3322-2121 ou admsine@hotmail.com
Texto: João Batista
Fotos: Paulo Sérgio