SMS: Abertura da campanha de Aleitamento Materno na CMM conta com equipe da Atenção Básica
A abertura da Campanha Agosto Dourado em Marabá, mês alusivo ao Aleitamento Materno, aconteceu nesta segunda-feira, (08), no plenário da Câmara Municipal de Marabá (CMM). O evento contou com a participação de agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos em enfermagem, demais profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, além de acadêmicos.
“Iniciamos a campanha com esses profissionais como forma de incentivo a amamentação. Esse é o papel da Atenção Básica, trabalhar a prevenção. A gente observa que a primeira vacina que é feita no bebê é o colostro, então é muito importante que a Atenção Básica multiplique as ações”, disse a diretora da Atenção Básica, Sheila Macedo.
Durante o evento, os participantes contaram com palestras de profissionais sobre a importância do aleitamento materno, além de relatos de doadoras e especialistas em pediatria e alergia a leite.
Mayana Stringari, coordenadora municipal do Programa de Nutrição e Saúde da Criança e do Adolescente da SMS, disse que a programação vai se estender durante todo o mês pelas UBS do município, a fim de levar conhecimento para gestantes e para as mães que estão em fase de amamentação, principalmente em aleitamento materno exclusivo, que é do zero ao sexto mês de vida.
“Vamos trabalhar o dia D tanto na zona urbana quanto na zona rural. Vamos fazer rodas informativas, mas com pinturas de barriga, com fotos, com dinâmicas e as faculdades estão conosco, apoiando. Também vamos fazer um treinamento específico com os enfermeiros, com informações atualizadas para que eles tenham visão de captar pacientes com perfis de doadoras para aumentar o número de leite que é doado no Materno Infantil. Importantíssimo para os bebês que ficam na UTI e também em acolhimento”, esclarece a coordenadora.
Vale ressaltar que o município de Marabá conta com um Banco de Leite Humano (BLH), no Hospital Materno Infantil (HMI) e está precisando aumentar o número de doadoras. Até o fim de julho, havia apenas 30. Vanice Costa, diretora de enfermagem da maternidade, enfatiza que o alimento é essencial para o desenvolvimento dos recém-nascidos.
“Todos os 365 dias do ano são importantes para o aleitamento materno, mas o Agosto Dourado dá um incentivo maior ao aleitamento materno. Então conseguimos mais doadoras, mais frascos e a gente vem trabalhando a importância do leite materno todos os dias na maternidade, inclusive, no parto humanizado. Desde o primeiro momento, a gente já coloca o bebê em contato com o colo da mãe, para que ele já consiga sentir o cheiro dela, do leite, incentivando a amamentação, pois o leite materno para os RN é muito rico”, destaca a enfermeira.
Juliana Moreira Alves foi doadora do Banco de Leite por um ano. Isso aconteceu na segunda gestação, do filho Mateus, atualmente com 3 anos de idade. Ela chegava a doar até cinco frascos de leite a cada três dias.
“Na minha primeira gestação eu não consegui amamentar e então eu vi a importância da amamentação para o segundo filho, até por conta da saúde, e decidi amamentar ele por completo, pelo tempo que eu conseguisse. Ele foi pra UCI, onde passou cinco dias precisando de leite de outras mães e daí eu decidi também doar para outras crianças, devido eu ter muito leite. Quem puder doar, doe, é muito importante porque tem muita criança precisando”, pontua a cabeleireira.
A programação da campanha Agosto Dourado nas UBS inicia no próximo dia 16, na zona urbana, Vila Espírito Santo, Murumuru, Sororó, Carimã e Cristalândia. Já na zona rural, na região do Rio Preto nas localidades de Brejo do Meio, Santa Fé e Capistrano de Abreu, as ações acontecerão na última semana do mês de agosto.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento